Seja bem vindo ao nosso Blog!

Roer unhas: como o hábito pode prejudicar a saúde bucal

Roer unhas: como o hábito pode prejudicar a saúde bucal

Estudos apontam que cerca de 30% da população mundial têm o hábito de roer unhas. A compulsão, que pode ser causada por nervosismo, ansiedade, estresse, fome ou tédio, tem até nome: onicofagia. O costume pode ser prejudicial de muitas formas para a saúde, especialmente a bucal. No post desta sexta-feira, nós falamos mais sobre o assunto.

Os riscos de roer unhas

Ao levar a mão à boca, as bactérias que ficam embaixo da unha vão parar dentro do organismo. Dessa forma, várias doenças podem ser transmitidas, como, por exemplo, o novo coronavírus. O inverso também pode acontecer, já que há microrganismos na cutícula.

Além do mais, a força constante que é exercida sobre os dentes também pode movimentá-los. Para quem usa aparelho ortodôntico, o estrago pode ser ainda maior, causando danos às raízes dentárias.

Roer unhas ainda pode desgastar o esmalte dental e os dentes. Sem contar as dores de cabeça podem ficar ainda mais intensas em quem já sofre com o bruxismo.

Como parar de roer unhas

A onicofagia pode acontecer em qualquer faixa etária e está basicamente relacionada a desajustes emocionais.

Por isso, a recomendação é tratar a causa antes de tudo! Por exemplo: se você tem a compulsão por causa de ansiedade, procure tratamento psicológico para acabar com os dois problemas de uma vez.

Busque também levar uma vida mais equilibrada, com uma alimentação saudável. Quem tem uma rotina agitada sabe que é difícil encontrar um tempo para relaxar. Mas faça um esforço!

Invista em momentos de lazer e bem-estar ao lado de quem você ama. Pode ser desde um piquenique até uma maratona com os seus filmes favoritos! Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, visite um dentista.

Mais no Blog Curso ASB

E você, costuma roer unhas?! Conte para a gente nos comentários o que você faz para controlar esse costume. Para mais posts com dicas para manter a sua saúde bucal em dia, acesse o nosso blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​