Seja bem vindo ao nosso Blog!

Bruxismo infantil existe. Saiba mais neste post

Bruxismo infantil existe. Saiba mais neste post

Bruxismo é o hábito de apertar e/ou ranger os dentes de forma involuntária. Caso não seja diagnosticado e tratado, o distúrbio pode trazer uma série de prejuízos para a saúde bucal. O que muitos não sabem, porém, é que crianças também podem enfrentar o problema. Sendo assim, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos. No post desta sexta-feira, falamos mais sobre bruxismo infantil.

Causas do bruxismo infantil

Assim como nos adultos, o bruxismo infantil pode estar ligado à ansiedade ao estresse. No entanto, apesarem de essas serem as causas mais frequentes, há outras que devem ser cogitadas, como distúrbios do sono e a respiração bucal. Mais recentemente, pesquisas também têm mostrado a relação do hábito também com aparelhos eletrônicos.

De acordo com os pesquisadores, a luz emitida por celulares, tablets e monitores pode afetar o sono da criança, especialmente quando são usados momentos antes de dormir.

Sintomas do bruxismo infantil

As dores de cabeça e na mandíbula são os sintomas mais comuns, mas não são os únicos. A criança pode ter ,ainda, dores no maxilar, no pescoço e no ouvido. Ainda no ouvido, pode haver zumbido. Dificuldade de abrir a boca pela manhã, interrupções ao longo do sono, sangramento de gengiva e mastigação travada também podem indicar bruxismo infantil.

Tratamentos do bruxismo infantil

Se você desconfia que o seu filho tem o hábito, não precisa se desesperar! Embora não exista uma cura para o distúrbio, existem tratamentos disponíveis que ajudam a amenizar os sintomas.

A placa de bruxismo, produzida com resina acrílica e sob medida para o paciente, é um deles. Ela ajuda a corrigir os movimentos e a proteger os dentes, evitando o desgaste da arcada dentária e as dores na mandíbula.

Outra opção é o tratamento ortodôntico, especialmente quando o problema causado pela mordida errada ou má oclusão (quando os dentes  não fecham direito). Para esses dois tratamentos contra o bruxismo infantil, não deixe de procurar um odontopediatra! Ele fará o diagnóstico e indicará o melhor método, que não atrapalhe o desenvolvimento da arca dentária.

Mudanças de hábitos também podem fazer a diferença. Estabeleça uma rotina para a criança com exercícios físicos e horário para dormir. Evite, ainda, que ela faça atividades agitadas durante a noite e que masque chiclete com frequências. Falando em alimentação, a ingestão de alimentos estimulantes 3h antes do sono, como chocolate e refrigerantes, também não é recomendada.

Por fim, mas não menos importante, procure um psicólogo para garantir a saúde emocional da criança.

Mais no Blog Curso ASB

Gostou do post desta sexta-feira? No nosso blog, tem outras publicações sobre saúde bucal infantil. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​