Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que é tártaro e como acabar com ele

O que é tártaro e como acabar com ele

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes ou sob a gengiva. Quando não tratado, pode levar a problemas mais sérios, como a cárie e gengivite. Ele também é um problema estético. Por ser poroso, o tártaro absorve as manchas (de café e cigarro, por exemplo) com mais facilidade, escurecendo o seu sorriso!

Neste post, veja como lidar com a situação.

Tártaro: como remover e como prevenir

O aparecimento do tártaro está diretamente ligado à higienização bucal inadequada.

Mesmo nos casos de quem cuida bem da saúde bucal, com escovação e uso de fio dental todos os dias, ainda existem locais de difícil acesso na boca. São neles em que pode ocorrer o acúmulo das placas bacterianas. Com o passar do tempo, elas acabam mineralizando e aderindo fortemente aos dentes. Assim, fica inviável a remoção pelo pela pessoa em casa, sozinha.

Para a retirada efetiva do tártaro, é preciso ir ao dentista, não tem jeito! No consultório odontológico, são utilizados técnicas e aparelhos adequados para ação.

E como evitar o problema? Como prevenção para a formação do tártaro, é aconselhado o uso constante de fio dental, principalmente após as refeições. É necessário, ainda, que seja feita a escovação não só dos dentes, mas também da língua, com o objetivo de retirar todos os resíduos da sua superfície.

E, claro, não se esqueça do mais importante: visite regularmente o seu dentista para que ele possa avaliar como anda a sua saúde bucal e se existe algum procedimento que deva ser realizado para, assim, manter o seu sorriso bonito e saudável!

Mais no Blog Curso ASB

Curtiu o post desta sexta-feira? Continue navegando aqui no blog para ler mais sobre saúde bucal. Tem publicação nova toda semana. Até mais.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​