Engana-se quem pensa que o lugar de um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é só dentro de um consultório odontológico. É hora de expandir os horizontes! Veja abaixo outros três locais onde o ASB pode trabalhar.
3 lugares onde o ASB pode trabalhar
1. Clínicas de radiologia odontológica
Trabalhar em clínicas especializadas em radiologia odontológica pode ser uma das opções. Nelas, o Auxiliar de Saúde Bucal prepara, por exemplo, o filme antes da radiografia e, depois, faz a revelação.
Geralmente, as clínicas que oferecem o serviço de radiologia odontológica ainda produzem moldeiras que tratam problemas bucais, como o bruxismo. E o ASB é apto para fazê-las! Viu só?!
2. Programas de promoção da saúde bucal
Atuar, ao lado de um dentista, em projetos que incentivem a saúde bucal também pode ser uma possibilidade de onde o ASB pode trabalhar. É um trabalho que pode ser temporário ou contínuo, sendo até mesmo possível conciliá-lo com a rotina em um consultório odontológico.
O objetivo é conscientizar diferentes faixas etárias sobre a importância da higiene bucal, sempre reforçando o quanto ter uma boca saudável é sinônimo de qualidade de vida. Para isso, ASB, fale sempre da escovação logo depois das refeições e da diferença que faz usar fio dental todos os dias!
3. Rede pública de saúde
Na rede pública de saúde, o Auxiliar de Saúde Bucal ajuda no atendimento de pacientes que não têm condições financeiras de ir a um dentista particular.
Na maioria dos casos, o trabalho é em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na verdade, as tarefas que o ASB desempenha em um posto de saúde são bem parecidas com as que ele faria em um consultório odontológico.
Além do trabalho de promoção da saúde bucal, o profissional cuida da limpeza e da esterilização de instrumentos usados pelo dentista; ele ainda é o responsável por aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e de resíduos odontológicos.
Também é responsabilidade do ASB auxiliar e instrumentar o dentista nas intervenções clínicas.
O profissional ainda processa o filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso, manipula materiais de uso odontológico, participa da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos… Ufa!
Mais no Blog Curso ASB
O que achou das opções que listamos de onde o ASB pode trabalhar? Veja no nosso blog mais dicas para a carreira de Auxiliar de Saúde Bucal e bom trabalho!