Seja bem vindo ao nosso Blog!

Diastema: problema bucal ou charme?

Diastema: problema bucal ou charme?

No sorriso de Madonna ou da Dakota Johnson pode até ser sinônimo de charme, mas é fato que maioria das pessoas tende a se incomodar com o diastema, que é que aquele espaço a mais entre os dentes, geralmente entre os incisivos superiores.

Em alguns casos, ele pode não trazer transtornos para a saúde bucal de quem tem o espaçamento, mas, geralmente, há a necessidade de intervenção de um cirurgião-dentista. Isso porque as causas para o aparecimento da frestinha podem ser os mais diversos. Entre eles, doenças bucais, como a gengivite.

Por isso, o melhor a fazer é procurar um profissional para obter o diagnóstico, e, se for o caso, iniciar o tratamento adequado para fechar o espaço extra. Abaixo vamos verificar algumas das causas e os tratamentos que podem ser indicados.

Principais causas e tratamentos do diastema

  • Hábitos da infância

Uso de chupetas, mamadeiras e bicos. Mania de chupar os dedos. Esses costumes da primeira infância influenciam o desenvolvimento da arcada dentária das crianças e no aparecimento dos primeiros dentes de leite.

As chupetas e até mesmo o dedo exercem pressão nos dentes da frente e causam o espaço extra. Acontece que o diastema, nessa fase, faz com que todo o restante da formação dos dentes seja afetada, portanto, sendo necessário o início de um tratamento ortodôntico.

Nos dentes de leite, estima-se que 77% das crianças tenham um espaço a mais entre os dentes, que tende a desaparecer na dentição permanente. Nos casos em que isso não ocorre, o acompanhamento profissional se faz necessário.

  • Retração gengival 

A falta de uma higienização adequada, o uso de uma escova com cerdas duras ou uma força indevida na hora da escovação. Todos esses fatores podem acarretar em doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. Elas começam com a retração gengival, uma das situações do aparecimento do diastema.

Com a retração da gengiva, há a perda de inserção do dente, e um reposicionamento, que pode acarretar no aparecimento do diastema. Nesse caso, a primeira situação a ser tratada pelo cirurgião-dentista é a doença periodontal, para depois resolver a questão do espaço extra, com o uso de um aparelho ortodôntico ou a indicação de próteses dentárias

  • Freio labial alongado

Outra causa pode ser se o freio que liga a gengiva ao lábio tiver um tamanho maior que o normal. Quando a situação já é diagnosticada já na infância, pode ser realizada a frenectomia, procedimento cirúrgico para reposicionar o freio, e o espaçamento tende a se fechar sozinho.

  • Falta ou excesso de dentes

Um dente que não eclodiu ou os chamados dentes supranumerários também podem ocasionar o diastema. Assim, a anatomia deve ser corrigida por meio da ortodontia antes do espaçamento.

  • Dentes pequenos

O formato pequeno dos dentes pode ser o causador do espaço extra entre os dentes e ser um incômodo no visual. Para isso, os tratamentos que podem ser indicado são as facetas ou as lentes de contato dentárias.

Mais no Blog Curso ASB

Como vimos, com ou sem complicações para a saúde bucal, o ideal é manter o acompanhamento do profissional da odontologia nos casos de diastema. Além da questão estética e das questões que apontamos acima, o espaçamento a mais pode aumentar o risco de aparecimento de cáries dentárias. Quer saber mais? Acesse o nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​