Seja bem vindo ao nosso Blog!

Por que os dentes ficam mais sensíveis no inverno?

Por que os dentes ficam mais sensíveis no inverno? A época mais fria do ano chegou! No Paraná, na última semana, teve geada e temperaturas negativas. Muita gente adora dias assim porque dá para tomar um vinho com o mozão ou jantar sopa todo dia (aliás, sopa é janta, sim)! Por outro lado, tem quem não goste muito da estação porque diz que os dentes ficam mais sensíveis no inverno. Será que é mito ou verdade que a sensibilidade dentária aumenta nos dias gelados? Segundo especialistas, é verdade, sim! Os dentes ficam mais sensíveis no inverno por causa da diferença entre a temperatura ambiente e a do corpo. No post desta sexta-feira, a gente fala mais sobre esse problema, que é comum e afeta mais da metade da população brasileira.

Seus dentes ficam mais sensíveis no inverno? Veja o que fazer

A dor aguda, que é característica de sentes sensíveis, pode ter várias causas:
  • O esmalte desgastado pelo uso de escovas duras ou pela escovação muito forte;
  • A erosão dentária provocada por alimentos e bebidas altamente ácidos;
  • A erosão dentária causada pela bulimia ou pela doença do refluxo gastroesofágico;
  • A retração da gengiva, que deixa a superfície de sua raiz exposta.
Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito com enxaguatórios, dieta controlada e creme dental especial – sem altos níveis de abrasividade. Em situações mais complexas, porém, é preciso fazer restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina. Outros tratamentos, como vernizes fluoretados, por exemplo, podem ser aplicados nos dentes sensíveis para uma proteção extra. Você só vai saber qual a sua situação, no entanto, se for a um dentista de confiança. Pode ser que você não tenha sensibilidade dentária. A cárie dentária, o bruxismo e o excesso nas restaurações, por exemplo, também podem provocar um desconforto parecido.

E dá para evitar a sensibilidade dentária?

Para prevenir dentes sensíveis em qualquer estação, consuma menos alimentos cítricos (abacaxi, laranja, limão etc) e evite refrigerantes. Escove os dentes após as refeições, sempre usando uma escova de cercas macias. Não se esqueça de passar o fio dental! Por fim, consulte o seu dentista sobre as melhores opções de tratamento e prevenção de doenças bucais. Para saber mais sobre o tema, acesse o nosso blog também. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​