Seja bem vindo ao nosso Blog!

O ASB pode fazer profilaxia dental nos pacientes?

O ASB pode fazer profilaxia dental nos pacientes? A limpeza dentária é um procedimento disponível em qualquer consultório odontológico. É indicado para todas as idades porque remove a placa bacteriana e ajuda a prevenir doenças bucais, como a cárie. Uma dúvida comum é se ele pode ser executado pelo Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Neste post, a gente responde se o ASB pode fazer profilaxia dental ou não nos pacientes.

Afinal, o ASB pode fazer profilaxia dental nos pacientes?

Nós tocamos no assunto porque essa é uma informação muito pesquisada na internet, tanto por pacientes, quanto pelos próprios auxiliares de dentista. Bem, a resposta é: não. De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o auxiliar de dentista não pode fazer limpeza dentária ou qualquer outro procedimento na cavidade bucal do paciente que não esteja previsto em legislação. No entanto, ele pode auxiliar o dentista durante a limpeza dentária. De que forma? Separando, por exemplo, os instrumentos e os equipamentos que devem ser utilizados ao longo do procedimento. Depois, além da higienização e esterilização dos materiais, o ASB também pode orientar o paciente sobre a importância de manter a saúde bucal em dia. Afinal, para que a limpeza dentária tenha uma maior durabilidade, é preciso ter uma rotina de higiene bucal completa. Veja, abaixo, alguns cuidados importantes para o Auxiliar em Saúde Bucal recomendar ao paciente:
  • Escove os dentes depois de comer, especialmente à noite. Opte por uma escova de cerdas macias;
  • Passe o fio dental pelo menos uma vez por dia;
  • Use enxaguante bucal – de preferência, um sem álcool;
  • Adote uma dieta saudável, com muitas frutas, legumes e verduras;
  • Evite fumar e beber álcool excessivamente;
  • Visite o seu dentista regularmente e siga todas as orientações dele;

Mais no Blog Curso ASB

Para saber o que mais o auxiliar de dentista pode ou não fazer, é só acessar o nosso blog. Por lá, nós falamos muito sobre a profissão e os seus desafios. Esperamos que você goste do conteúdo! E se tiver sugestão de tema para os próximos textos, é só deixar nos comentários. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​