Seja bem vindo ao nosso Blog!

Auxiliar de dentista pode tirar pontos do paciente?

Auxiliar de dentista pode tirar pontos do paciente? Tirar pontos é um procedimento comum em clínicas e consultórios odontológicos. Muita gente, entretanto, ainda tem dúvida se a remoção pode ser feita por um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Confira a resposta no post desta segunda-feira.

Afinal, o ASB pode tirar pontos?

Não, não pode. De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o auxiliar de dentista não pode tirar pontos e nem fazer outro procedimento na cavidade bucal do paciente que não esteja previsto em legislação. Outros exemplos, já vistos aqui no blog, são a limpeza dentária e a aplicação de flúor. O ASB também está proibido de exercer a profissão de forma autônoma. Ele deve atuar sempre junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB). Por fim, o Auxiliar em Saúde Bucal também não pode fazer propaganda dos seus serviços nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica. A punição para quem descumpre a lei pode ser muito séria, tanto para o empregado, quanto para o empregador. Por isso, auxiliar de dentista, respeite a lei e denuncie irregularidades aos órgãos responsáveis. Será, então, que só o dentista pode tirar pontos? Não, o Técnico em Saúde Bucal (TSB) também pode. No entanto, segundo os manuais de ASB e TSB, dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), o procedimento deve ocorrer apenas com a supervisão do dentista.

ASB x TSB: duas profissões diferentes

Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Técnico de Saúde Bucal oferecem uma formação mais rápida e econômica para quem sonha em trabalhar com Odontologia. As duas carreiras exigem registro no CRO. Apesar dessa e de outras coisas em comum, as profissões não são equivalentes. As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparaçãoÉ ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico. Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar flúor e fazer limpeza dentária. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária. O salário também é diferente. Normalmente, um Técnico em Saúde Bucal ganha um pouco mais do que um auxiliar de dentista. É porque a formação do TSB é mais extensa e as atividades envolvem mais riscos biológicos. Além disso, a carga horária é maior. Por esses motivos, a faixa salarial de um TSB é, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior.

Mais no Blog Curso ASB

Para saber mais sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal, acesse o nosso blog. Por lá, tem muitos posts para quem quer investir na carreira, com a ajuda do Curso ASB, ou ser um profissional ainda melhor! Até mais.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​