Seja bem vindo ao nosso Blog!

Gastrite e saúde bucal: elas têm tudo a ver…

Gastrite e saúde bucal: elas têm tudo a ver Se você sofre com dores incômodas no estômago, a primeira coisa, claro, é procurar um médico. Tomar remédio por conta própria é perigoso porque pode mascarar um problema ainda maior, como a gastrite.

A gastrite é a inflamação do revestimento do estômago causada por uma variedade de fatores. No post desta sexta-feira, reunimos duas dicas que envolvem saúde bucal e que podem ajudar você a reduzir o problema.

Saúde bucal e gastrite: o que elas têm a ver?

A primeira dica é com relação à mastigação. Você está triturando bem a comida antes de engolir? Mastigar bem os alimentos ajuda o estômago a trabalhar menos.

A saliva também tem substâncias que ajudam na digestão, o que também facilita o processo para o órgão.

Muitas vezes, a falta de alguns dentes pode impedir que você mastigue bem. E nem sempre um médico vai saber o que está acontecendo. Por isso, é tão importante ir ao dentista regularmente – pelo menos duas vezes no ano.

Com a ajuda desse ortodontista, é possível fechar espaços com aparelho ou melhorá-los para receber implantes.

A nossa segunda dica para reduzir a gastrite tem ligação com a sua higiene bucal diária. Escove os dentes corretamente e use fio dental.

A bactéria H. Pylori, uma das maiores causadoras da doença, já foi achada em cavidades bucais, principalmente em pacientes com má higienização e problemas de gengiva.

Essa relação ainda está sendo estudada. Mesmo assim, é melhor prevenir do que remediar, já diria a vovó. Invista, mesmo nos dias mais corridos, em uma higienização bucal completa.

Alerta!

Quem usa aparelho ortodôntico fixo deve redobrar os cuidados. O paciente, com medo de quebrá-lo, acaba mastigando mal e engolindo pedaços maiores de comida.

Isso acontece, principalmente, depois dos ajustes do dentista, que deixam os dentes mais doloridos. Por isso, além de fazer um esforcinho para triturar melhor os alimentos, capriche na escovação depois!

Quer saber mais dicas sobre saúde bucal? Acesse o nosso blog e fique por dentro de como cuidar melhor de você. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​