Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 danos do cigarro eletrônico à saúde bucal

5 danos do cigarro eletrônico à saúde bucal

Você já deve ter percebido que a mais nova moda entre os jovens é o cigarro eletrônico, que libera nicotina sem fumaça. O que muitos não sabem – ou preferem ignorar – é que ele é tão prejudicial quanto o cigarro tradicional, especialmente para a saúde bucal. No post desta sexta-feira, veja 5 danos que o acessório pode causar.

Cigarro eletrônico e saúde bucal: dois inimigos

  • Mau hálito

O problema mais comum é o mau hálito, causado pela nicotina. A substância gera um odor ruim na cavidade bucal. E tudo fica pior se o tabagismo é combinado com uma má higiene bucal. O “bafo” fica totalmente desagradável e pode ter certeza que um chiclete não vai resolver!

  • Retração gengival

Acredite se quiser! O cigarro eletrônico pode fazer sua gengiva “encolher”. É porque a nicotina e as demais substâncias reduzem o fluxo sanguíneo do corpo, prejudicando o abastecimento de nutrientes que as gengivas demandam para ficarem saudáveis. O resultado é a danificação do tecido, com a retração gengiva.

Se a situação não for tratada, pode haver exposição das raízes dos dentes, aumentando o risco de sensibilidade dentária e cárie.

  • Escurecimento da gengiva e dos dentes

A nicotina é vilã demais, gente! Ao acumular na superfície dentária, ela adere ao esmalte e resulta em uma pigmentação escura, que é dificilmente removida apenas com a escovação diária. Além do mais, a substância estimula a produção de melanina, que é a responsável pelo surgimento de manchas escuras no tecido gengival de quem fuma.

  • Doenças periodontais

A principal causa das doenças periodontais é o acúmulo da placa bacteriana nos dentes. Pode acontecer com qualquer um, sim! Mas, nos fumantes, o risco é maior. As substâncias presentes no cigarro eletrônico podem causar inchaço e inflamação na gengiva. Quando o quadro não recebe a atenção necessária, pode haver até mesmo a perda dentária e outras complicações. Por favor, não chegue a esse ponto!

  • Xerostomia

Outra doença bucal provocada pelo acessório é a xerostomia, também conhecida como “boca seca”. A nicotina (mais uma vez ela!) diminui a produção de saliva, que é responsável pela limpeza natural e pelo equilíbrio das bactérias na boca. Quando a proteção cai, é maior o risco de cárie, feridas, fissuras e mau hálito. Mastigar também passa a ficar mais difícil.

Mais no Blog Curso ASB

Envie este post para alguém que esteja precisando ler e cuidar mais da saúde bucal. No nosso blog, você já sabe, tem muito mais conteúdo sobre o assunto. Nas nossas páginas no Facebook e Instagram também. Até a próxima!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​