Um Auxiliar em Saúde Bucal com boa aparência profissional promove a confiança do paciente no consultório odontológico e melhora a experiência dele. No livro “Fundamentos essenciais para TSB e ASB“, os autores elencam três aspectos essenciais para isso: boa saúde, boa aparência e vestimenta apropriada. O post desta segunda-feira é sobre esses três tópicos.
Como ter uma boa aparência profissional
- Boa saúde
Para ter uma boa saúde, o auxiliar de dentista deve descansar adequadamente. Também é importante ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios para manter corpo e mente saudáveis. A assistência odontológica é uma profissão fisicamente exigente, lembre-se disso!
- Boa aparência
Quanto à boa aparência, o cabelo do Auxiliar em Saúde Bucal deve estar arrumando e longe do rosto. Já as unhas precisam ser mantidas limpas e curtas. O limite deve ser o dedo, já que o comprimento muito exagerado pode causar cortes nas luvas. Unhas artificiais são contraindicadas porque podem abrigar bactérias, facilitando a contaminação de objetos e pacientes.
A boa aparência ainda inclui higiene pessoal. Além do banho diário, o ASB deve usar desodorante e ter uma boa higiene bucal. Perfumes e colônias são dispensáveis porque o profissional trabalha muito perto do paciente e dos colegas, que podem ter alergia ou se irritar com o aroma.
Ainda falando em cheiro, o consumo de qualquer produto com tabaco é indesejável. O odor do cigarro permanece no cabelo e nas roupas. Chega a ser ofensivo em um ambiente que propaga a saúde.
- Vestimenta apropriada
O auxiliar de dentista deve usar roupas apropriadas para o cargo que exerce. Independentemente do modelo, o ideal é que a vestimenta esteja limpa, sem amasso e em acordo com as peças íntimas. Maquiagens e joias em excesso não são consideradas adequadas em uma boa aparência profissional, especialmente por causa do controle de infecção.
Nunca se esqueça que a forma como você se apresenta aos olhos dos outros costuma ser a primeira forma de contato e pode passar muitas impressões, tanto boas quanto ruins!
Mais no Blog Curso ASB
Gostou deste post? Então, não deixe de conferir os outros no nosso blog sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal. Até mais!