Ergonomia para ASB, Cuidando de Quem Cuida: A Saúde do ASB
A rotina do Auxiliar em Saúde Bucal é fisicamente exigente. São horas em pé ou sentado em posições curvadas, movimentos repetitivos e esforço visual. Sem a aplicação da ergonomia, é comum surgirem dores nas costas, pescoço e punhos, que podem evoluir para lesões sérias. Priorizar a sua postura não é apenas uma questão de conforto, é longevidade na carreira.
4 Regras de Ouro da Ergonomia para o ASB
1. O Posicionamento no Mocho
Ao auxiliar o dentista sentado, sua postura determina o cansaço ao fim do dia.
- Ângulos: Mantenha os pés apoiados no chão ou no descanso do mocho. Os joelhos devem estar ligeiramente abaixo da linha do quadril.
- Altura: O ASB deve estar posicionado cerca de 10 a 15 cm acima do nível do cirurgião-dentista. Isso garante uma visão privilegiada da boca do paciente sem precisar curvar o pescoço excessivamente.
2. Organização da “Zona de Alcance”
Evite torções desnecessárias do tronco.
- Bancada: Organize os materiais de uso frequente (sugadores, fotopolimerizador, porta-resíduos) dentro do raio de alcance dos seus braços (cerca de 50 cm).
- Trabalho a 4 Mãos: A transferência de instrumentos deve ser feita na “zona de transferência” (sobre o peito do paciente), evitando que você precise se esticar para alcançar o dentista.
3. Prevenção de LER/DORT
As Lesões por Esforços Repetitivos são grandes vilãs da odontologia.
- Pausas Ativas: Entre um paciente e outro, realize alongamentos rápidos para punhos, ombros e pescoço.
- Prega e Força: Ao lavar instrumentais, evite movimentos de pinça muito fortes por tempo prolongado. Utilize escovas com cabos anatômicos.
4. Iluminação e Visão
- Foco: Certifique-se de que a luz do refletor está posicionada de modo que você não precise inclinar o corpo para enxergar o campo operatório. O esforço visual constante causa dores de cabeça e fadiga muscular.
Sabia que? A ergonomia reduz em até 30% o tempo de atendimento, pois evita movimentos inúteis. Para saber mais sobre normas de segurança e saúde no trabalho,consulte a NR-17 do Ministério do Trabalho(Link de autoridade em normas regulamentadoras).
Conheça mais dentro do nosso Curso de Auxiliar em Saúde Bucal











