Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que preciso para me tornar um auxiliar de saúde bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Um dos motivos mais prováveis para você estar lendo este texto é por que decidiu seguir uma carreira como auxiliar de saúde bucal. Porém, ainda não sabe exatamente como se tornar um profissional desta área. Se você tem dúvidas sobre o tema, então você está no local certo: neste post você vai tirar as principais dúvidas e entender o que é preciso para seguir nesta carreira.

Preciso fazer um curso ASB (Auxiliar de Saúde Bucal)?

A resposta é: sim. E por vários motivos. Em primeiro lugar, e o mais óbvio, é porque o curso ASB vai ensinar a você certas habilidades práticas que serão essenciais para desempenhar sua função. Afinal, você trabalhará com a saúde das pessoas e será preciso ter uma excelente noção do que se está fazendo.

Mas ainda existe outro motivo importante para fazer o curso de formação. Com esse curso, você irá conseguir uma certificação ASB – ou seja, uma certificação emitida pela para atuar como auxiliar de saúde bucal. Com a certificação pode-se então dar entrada em seu registro no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Preciso de um registro profissional para ser auxiliar de saúde bucal?

Com certeza! Assim como os médicos precisam de um registro no Conselho Regional de Medicina e os enfermeiros precisam de uma inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, o mesmo vale para o auxiliar de saúde bucal. No caso, precisará do registro no CFO e no CRO. Vale dizer que esta é uma exigência prevista na Lei nº 11.889/2010. Se você não tiver o tal registro, estará trabalhando na informalidade. Quando descoberto em fiscalizações feitas pelo CRO de sua região, poderá ter grandes problemas.

Nessa situação, o auxiliar de saúde bucal sem registro precisará parar de exercer a profissão até que sua situação seja regularizada. Isso dificulta a busca por empregos mais tarde. Pode-se ainda ter que encarar um processo administrativo, assim como o consultório odontológico onde trabalha pode vir a ser fechado.

Quais habilidades é preciso dominar para ser um auxiliar de saúde bucal?

A mesma lei que determina ser obrigatório o registro do profissional auxiliar de saúde bucal também informa quais são as atribuições de trabalho dele. A maioria dessas atribuições diz respeito a preparações de materiais e ações voltadas à organização e limpeza do espaço e dos equipamentos. O contato direto com o paciente é mínimo, geralmente apenas antes do procedimento odontológico. Por esse motivo, o auxiliar de saúde bucal não precisa ter um profundo conhecimento de odontologia.

Contudo, ele precisa ser uma pessoa organizada e bem detalhista, preocupada com a higiene e atenta ao ambiente ao seu redor. É importante ressaltar também que a lei determina algumas coisas que o auxiliar de saúde bucal não deverá fazer. Entre elas:

  • É proibido trabalhar como autônomo – ou seja, você deverá estar sempre vinculado a um consultório ou clínica odontológica;
  • É vedado atender os pacientes sem supervisão de um cirurgião-dentista ou de um técnico em saúde bucal;
  • Não é possível realizar procedimentos odontológicos que não estejam explicitamente permitidos pela lei.

Além do curso ASB, da certificação ASB, do registro profissional e do desenvolvimento das habilidades básicas, você também vai precisar de muita persistência e paciência para ser um auxiliar de saúde bucal. Apresentando um bom desempenho, esse pode ser o primeiro passo de uma carreira que o levará a ser um técnico ou até mesmo um cirurgião-dentista no futuro.

Você tem alguma outra dúvida não esclarecida no texto sobre o que é preciso para se tornar um auxiliar de saúde bucal? Aproveite os comentários abaixo, compartilhe e esclareça-a!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​