Seja bem vindo ao nosso Blog!

Já trabalha como Auxiliar de saúde bucal (ASB) e não sabe por que fazer um curso ASB? Descubra agora!

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Várias profissões requerem regulamentação para atuação do profissional. Porém, em nenhuma outra área, a certificação e a regulamentação da profissão são tão importantes quanto na área da saúde, na área médica. É bastante comum irmos a um consultório dentário e ver um profissional auxiliando os serviços do dentista sem nenhuma certificação. O chamado Auxiliar de Saúde Bucal, muitas vezes, acaba trabalhando apenas com a garantia prática, sem a devida regulamentação profissional.

Porém, o Conselho Regional de Odontologia requer um registro profissional. O problema é: como conseguir a certificação para atuar dentro da lei e garantido com o conhecimento, tanto prático quanto teórico? O registro para atuar na profissão é bem simples de ser conseguido, porém muitos profissionais nem sabem que existem cursos para a certificação.  Se você atua como Auxiliar de Saúde Bucal, sem registro no CRO, e deseja regularizar a sua situação fique atento às dicas que lhe darão todas as coordenadas para que você faça o curso ASB e, enfim, se regularize na profissão.

Atuar sem o registro é ilegal

Como em todas as profissões, o funcionário que atua como Auxiliar de Saúde Bucal também precisa habilitação legal e completa para realizar a sua atividade com maestria. Atuar fora da lei, sem registro ou certificação, pode lhe render problemas. Com o registro, que é obtido somente mediante a realização do curso ASB e registro no CRO, você está amparado perante a lei, além de estar profissionalmente apto a atuar em qualquer consultório dentista.

Registro é sinônimo de credibilidade

Sim! Um profissional com registro ou certificação profissional passa muito mais segurança ao paciente. Após fazer o curso ASB, em uma instituição conceituada e adequada para tal, o profissional pode ter o salário até 150% maior que o ASB sem registro. É evidente que um ambiente onde há mais profissionais formados, que realmente estudaram para atuar na profissão, é muito mais bem visto pelos pacientes.

Segurança é fundamental

Não estamos falando somente da segurança do paciente em si. Um profissional Auxiliar de Saúde Bucal devidamente regularizado, também atua com muito mais segurança. Isso traz mais confiança ao profissional, que se sente livre para exercer sua profissão sem pressões externas.

Valorização profissional em alta

O profissional que atua como Auxiliar em Saúde Bucal regularizado junto ao Conselho Regional de Odontologia é muito mais valorizado. Consequentemente, o profissional receberá a sua valorização: jornada de trabalho respeitada, férias, ganho de horas extras, licença maternidade, convênio médico e odontológico, dentre outros direitos garantidos pela Constituição.

Respeito pós-regulamentação

Um dos motivos para o grande número de profissionais da área de Auxiliar em Saúde Bucal atuando sem registro profissional é o tempo desde que a profissão foi reconhecida. A certificação profissional na área ocorreu apenas em 2008! Após isso, além de melhores salários, os profissionais garantiram respeito e puderam, enfim, garantir que tem uma profissão.

Vários são os motivos para você ir atrás de um curso ASB e garantir a sua profissão regulamentada na área de Auxiliar de Saúde Bucal. Afinal, em tempos de crise, quem é que não precisa se especializar e se certificar em uma profissão?

Você trabalha irregularmente como ASB? O que acha da importância de se obter um certificado em um curso ASB? Compartilhe sua opinião com a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​