Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 concursos públicos com vaga para auxiliar de saúde bucal que você precisa ficar de olho!

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Se você acabou de se formar como Auxiliar de Saúde Bucal e tem pretensão em buscar uma carreira no serviço público, fique atento! Constantemente são lançados editais de concursos públicos lançados com vagas para estes profissionais. Se você está de olho nesta carreira, veja então três instâncias de oportunidades no funcionalismo público para se dedicar.

Prefeituras locais

Aqui estão concentradas o maior número de vagas em concursos públicos para os auxiliares de saúde bucal. Isto porque a contratação para atendimento municipal é de responsabilidade das prefeituras, o que faz com que haja mais vagas ofertadas justamente para os concursos menores. Tanto cidades pequenas do interior quanto as cidades médias e metrópoles costumam abrigar um número considerável de vagas para estes profissionais. Por isto fique atento aos editais lançados para a prefeitura da sua cidade ou para cidades próximas a sua – ou até mais distantes, caso tenha disponibilidade de deslocamento.

Por serem concursos públicos mais regionais, normalmente são realizados por bancas organizadoras menores, com menor custo de inscrição. Porém, por serem vinculados às prefeituras, que possuem um menor orçamento, é normal que sejam concursos públicos com salários menores, se comparados com  outras instâncias. Normalmente também são divididos os cargos em duas categorias, segundo a jornada de trabalho: 20 horas semanais ou 40 horas semanais.

Secretarias e instâncias estaduais

Algumas secretarias de saúde estaduais e outras instâncias, como centros de medicina, associações ou institutos ligados a serviços da esfera estadual, como, por exemplo, secretaria de defesa social, são responsáveis por atendimento na área da saúde às penitenciárias e aos centros de reabilitação. Também entram aqui os serviços realizados para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Neste caso, por se tratar de situações mais específicas, é mais complicado encontrar editais abertos de concursos públicos para Auxiliar de Saúde Bucal (o que não é impossível) e o número de vagas disponível por concurso é um pouco menor do que o das prefeituras locais. Da mesma forma, por serem concursos públicos mais abrangentes, são realizados por organizadoras de médio porte e acabam atraindo um número maior de inscritos – ou seja, a relação candidato por vaga sobe consideravelmente, principalmente nos estados maiores. Em compensação, a dificuldade maior vale a pena, se considerarmos que os concursos estaduais possuem maior vencimento e benefícios se comparado com os concursos realizados por prefeituras.

Institutos de saúde nacionais

Locais como o INCA (Instituto Nacional de Câncer) e outros institutos nacionais de saúde possuem demanda por profissionais da área da saúde, entre eles da área odontológica. Também há também demanda destes profissionais pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e também por Universidades Federais. Porém, esses são concursos públicos que ou não foram realizados ainda ou acontecem com espaçamento maior entre eles, já que há uma demanda bem menor de profissionais para atendimento.

Por serem concursos públicos nacionais, eles são feitos por bancas organizadoras maiores, com provas mais complexas. Também possuem concorrência bem maior, já que você irá competir com profissionais de todo o país. Em compensação, caso você seja bem sucedido e passe, poderá contar com remunerações maiores e maiores benefícios. Por isto, vale a pena ter paciência e investir também nestes concursos.

Então, se interessou por alguma vaga de concurso público para auxiliar de saúde bucal? Fique de olho em sites de referência para concursos, como o Folha Dirigida e o PCI e fique atento aos lançamentos de editais.

Continue acompanhando nosso blog e acompanhe informações e dicas sobre a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​