Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 coisas que somente um curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia pode ensinar a um ASB

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Curso de auxílio em instrumentação cirúrgica em odontologia

Ao escolher a área de saúde bucal para a sua profissão, algumas coisas devem ficar bem claras. A primeira delas, é que o trabalho de um técnico em saúde bucal não é igual a de um auxiliar em saúde bucal. A segunda é que existem cursos específicos para cada uma das áreas envolvidas na área de saúde bucal e é preciso fazer cada uma delas dependendo do que você deseja trabalhar.

Curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia

Um dos cursos que um ASB pode fazer é o de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia. Esse curso é muito mais detalhado do que a formação básica do auxiliar. Ficou curioso em saber o que esse curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia pode agregar a um profissional da área? Confira alguns dos motivos abaixo.

Capacitação para cirurgias

A partir do momento em que um auxiliar de saúde bucal tem a certificação do curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia, ele pode seguir para essa área. Ele deverá auxiliar o cirurgião-dentista no momento do procedimento, separando os utensílios necessários para cada paciente e garantindo a assepsia do local.

Esse tipo de curso prepara o auxiliar para cirurgias mais complexas, como as de lábio leporino por exemplo. O auxiliar poderá trabalhar em consultórios, hospitais, clínicas cirúrgicas e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).

Diferenciação e manutenção de utensílios

O ASB terá uma noção maior dos utensílios utilizados durante uma cirurgia ao realizar o curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia e como poderá ajudar o dentista em momentos de emergência, trazendo maior segurança para os pacientes.

Além disso, é de responsabilidade do auxiliar de saúde bucal a conservação e manutenção dos equipamentos cirúrgicos. É ele quem deve deixar todos os utensílios prontos para a cirurgia e garantir que todos sejam recolhidos ao final. Seu papel é essencial e estratégico, já que ele, mais do que ninguém poderá auxiliar o dentista em todos os momentos da cirurgia.

Atenção e tensão

Esse curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia é ótimo para profissionais ASB com maior atenção e foco, já que ele é submetido a pressão durante o procedimento cirúrgico e é preciso ter raciocínio rápido.

Noções de pós operatório

O ASB que tem a certificação do curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia também fica responsável por verificar os pacientes e garantir que não tenha problemas durante o pós-operatório. O profissional irá verificar antes do dentista se não há complicações e se tudo está dentro do planejado.

Apesar de não poder atender de forma autônoma, já que precisa da supervisão de um técnico em saúde bucal e de um dentista, o auxiliar pode fazer pequenas intervenções para ajudar no procedimento cirúrgico e no pós-cirurgico.

Trabalho em um ambiente diferenciado

O ASB que entrar no curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia não ficará preso a um ambiente de trabalho de consultório. Ele será inserido dentro do ambiente de hospitais e pronto atendimentos, onde a dinâmica de trabalho é mais intensa e mais complexa.

Ele será submetido a situações únicas e de tensão, por vezes. Portanto, o ASB deve ter consciência desse ambiente tão agitado e aprender a lidar com situações emergenciais.

Então, ficou interessado no curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia? Ele é ótimo para quem tem muito foco e gosta de sentir um pouco de tensão, além de exigir uma atenção muito maior do que a de um consultório. Ainda tem dúvidas sobre o que esse curso pode lhe oferecer? Comente e compartilhe com a gente nos comentários!

Quer conhecer outros aspectos da carreira do ASB? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​