Seja bem vindo ao nosso Blog!

Auxiliar de saúde bucal: saiba como adquirir mais conhecimento sobre a sua profissão

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Em qualquer carreira, o profissional não pode parar de buscar conhecimentos, caso contrário, sua vida e suas conquistas profissionais irão estagnar. Com o Auxiliar de Saúde Bucal não poderia ser diferente! Todo ASB deve investir em capacitação e não deve deixar de buscar novos aprendizados e experiências, pois é isso que fará dele um profissional bem informado, capacitado e competente. Quer saber como aprender mais sobre a sua profissão? Então continue lendo o nosso artigo e veja as nossas dicas!

Faça cursos de formação

A melhor forma de adquirir mais conhecimento sobre a sua profissão é se aperfeiçoar por meio de um bom curso na área. Desde 2009, a lei 11.889 exige que os Auxiliares de Saúde Bucal passem por, no mínimo, 300 horas de curso presencial ou online. Para ser válido, o curso deve ser reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia, pois isso assegura que o corpo docente e conteúdo programático realmente são adequados para a formação ASB.

Vale ressaltar que nesse tipo de curso, o auxiliar terá acesso a conhecimentos teóricos sobre gestão em saúde, ética odontológica, doenças infecciosas, microbiologia, biossegurança, biofilme dentário, cárie, utilização de fluoretos, doença periodontal, equipamentos odontológicos, ergonomia, ficha clínica, dentística, etiqueta profissional, competências do ASB, doença periodontal, anatomia dentária, vigilância epidemiológica, prótese dentária, psicologia aplicada à odontologia, odontogeriatria, pacientes com necessidades especiais e muito mais.

Realize um estágio supervisionado

Além de conhecimentos teóricos, o ASB deve ser incansável em buscar conhecimentos práticos. Nesse sentido, o estágio supervisionado é fundamental, pois o Auxiliar de Saúde Bucal entra em contato direto com as atividades do dia a dia de um consultório odontológico. Além de extremamente enriquecedora, a experiência no estágio é uma exigência legal para concluir o curso ASB e, enfim, obter a carteirinha profissional.

Troque experiências com outros profissionais

Uma ótima forma de se atualizar e crescer profissionalmente é trocar experiências com outros profissionais da sua área. Procure ampliar seu network, participe de palestras, fóruns e seminários para conhecer novas pessoas e, sempre que possível, converse com dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, professores e até mesmo estudantes de cursos ASB.

Leia muito sobre odontologia

Ninguém é tão bom que não possa melhorar, nenhum profissional sabe tanto, que não precise aprender mais. A carreira de um ASB deve ser marcada pela busca contínua por novos conhecimentos e uma boa maneira de aprender mais e mais é justamente através da leitura. Se você é um Auxiliar de Saúde Bucal, lance mão da leitura como fonte de aprendizado. Leia livros da área, artigos científicos e textos de blogs especializados para se manter conectado com as tendências e novidades do mercado de odontologia.

Trabalhe, trabalhe, trabalhe!

Quanto mais você trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal, mais você vai adquirir conhecimentos específicos sobre a profissão. Isso pode fazer de você um profissional cada vez mais informado e competente, o que consequentemente vai te abrir as portas para boas oportunidades na carreira.

E aí, gostou das nossas dicas para obter mais conhecimentos na sua área de atuação? Que outras estratégias você adota para aprender mais e mais? Para conhecer a carreira ASB mais afundo, não deixe de clicar aqui para baixar o nosso novo guia.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​