Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como está o mercado para Auxiliar de Saúde Bucal no Brasil?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher um curso técnico ou faculdade é saber como anda o mercado de trabalho para a área. É fácil saber se o mercado já está saturado ou não, como são os salários e as facilidades para encontrar um emprego na área.

Para ser Auxiliar de Saúde Bucal não é diferente. É preciso fazer uma pesquisa para entender um pouco essa área tão cheia de particularidades. Onde o profissional é aceito, quais cursos é preciso fazer e outras informações. Hoje, pensando nisso, separamos alguns pontos de destaque explicando um pouco como o mercado funciona para esses profissionais tão importantes. Confira abaixo e tire suas dúvidas!

Quais cursos preciso fazer?

O primeiro passo para entrar nessa área é se informar quais os cursos reconhecidos pelo mercado de trabalho para certificar o Auxiliar de Saúde Bucal. Eles podem ser presenciais ou online, cada um atendendo um tipo específico de público.

Quando estiver certo de onde irá estudar, tenha em mente que terá que fazer o estágio obrigatório, somente assim será possível retirar o certificado de conclusão de curso e trabalhar regularmente na área.

Onde eu posso trabalhar?

O Auxiliar de Saúde Bucal pode trabalhar em empresas relacionadas a essa área e em consultórios, ajudando o dentista com procedimentos. Caso queira trabalhar em hospitais e centros cirúrgicos, é preciso fazer um curso de instrumentação cirúrgica para complemento.

É importante saber que você poderá fazer pequenos procedimentos sob supervisão do dentista, aumentando a sua participação dentro do consultório.

Há muita concorrência?

Infelizmente o número de alunos desistentes nos cursos de Auxiliar de Saúde Bucal está cada vez maior. Por diversos motivos, as pessoas têm desistido da área, o que faz com que esteja faltando profissionais capazes de atender a demanda.

Por isso, não há muita concorrência e se você está interessado na área, pode ser uma ótima oportunidade para investir e crescer. Não esqueça de garantir que seu estágio também lhe proporcione uma boa experiência, assim terá mais destaque na hora de procurar um emprego fixo.

Há mais homens ou mulheres?

Claro que isso não deve influenciar na hora da sua decisão, mas é possível perceber que a maioria dos profissionais de Auxiliar de Saúde Bucal são mulheres. Muitas que estão atrás de independência financeira, que estão querendo mudar de área no trabalho partem para os cursos, que chamam a atenção por ter curta duração e não influenciar tanto em suas vidas pessoais.

Como é o dia a dia do Auxiliar de Saúde Bucal?

Seu papel será ajudar o dentista nos procedimentos com pacientes. Isso inclui, auxílio no manejamento dos instrumentos, esterilização dos instrumentos, organização das fichas dos pacientes, auxílio com o atendimento de crianças, entre outras obrigações.

Por isso, o esperado de um Auxiliar de Saúde Bucal é que ele seja um profissional calmo, preciso e que saiba lidar com situações de tensão e pressão, para que não entre em desespero durante algum atendimento.

Esses são apenas alguns dos pontos que mostram como é o mercado para o profissional da área de saúde bucal. Achou que faltou algum ponto e ainda está com dúvidas? Comente e compartilhe suas ideias com a gente!

Quer conhecer mais sobre essa profissão? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto agora mesmo!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​