Seja bem vindo ao nosso Blog!

Passou em um concurso público para vaga de ASB? Saiba quais documentos você precisa ter em mãos

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Então você passa meses estudando e se preparando para a prova, é bem sucedido ao responder as questões de Fundamentos da Administração Pública, Português e Conhecimentos Específicos. Checa o gabarito e sente que foi bem no concurso, mas só algum tempo depois tem a tão esperada notícia: você realmente foi aprovado e está  perto de se tornar um funcionário público, conquistar estabilidade como Auxiliar de Saúde Bucal e ganhar um salário satisfatório.

Parabéns pela conquista! Você está a alguns passos de alavancar sua carreira, mas a jornada não termina na aprovação. Agora você precisa separar os documentos para garantir que tudo corra tranquilamente na sua posse e não haja nenhum imprevisto. Se você passou em um concurso público para vaga de ASB e não sabe que documentos ter em mãos, confira nossa lista com os papéis que costumam ser requeridos pelas promotoras dos certames.

Carteira de identidade e CPF

Os documentos de identificação são pedidos na posse de todos os concursos, pois tais documentos minimizam as chances de fraude e ajudam na legitimação da aprovação do candidato. Para completar, os concursos são voltados para pessoas acima de 18 anos, logo, o RG também funciona como um comprovante da idade.

Certificação ASB

A certificação ASB é lei e para exercer o cargo de Auxiliar de Saúde Bucal, é preciso ter o certificado em mãos. Vale destacar que o certificado só é válido se o curso for reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia. Além disso, a carga horária deve ser de pelo menos 400 horas, incluindo estágio supervisionado.

Título de eleitor e certificado de reservista

Para tomar posse no concurso público para vaga de ASB, o profissional aprovado deve comprovar que está em dia com suas obrigações eleitorais e militares (no caso de homens). Para tanto, é preciso separar também o título eleitoral, certificado de reservista e, eventualmente, comprovante da última eleição. Cheque no edital para confirmar.

Comprovante de escolaridade

Um dos requisitos para fazer o concurso público para vaga de ASB é ter o Ensino Fundamental completo. Nesse caso, podem ser exigidos documentos como diplomas e histórico escolar. Vale lembrar que as exigências em relação à documentação podem variar de concurso para concurso, de instituição para instituição.

Por que separar os documentos com antecedência?

Normalmente, nos editais consta a informação de que o candidato aprovado no concurso público para vaga de ASB deverá apresentar documentos e firmar as declarações que forem  necessárias na época da posse, estando ciente, desde o ato da inscrição, de que será preciso entregar documentos comprobatórios que atestem que ele preenche todos os requisitos para preencher a vaga. Essa comprovação é feita na posse. É indispensável separar e organizar tudo antes para não correr o risco de não encontrar a papelada no dia da posse.

E aí, você gostou do nosso artigo? Ele foi útil para você saber quais são os documentos do concurso público para vaga de ASB que precisa ter em mãos para tomar posse? Lembre-se que na dúvida sobre qual documento levar, você deve reler o edital ou até mesmo telefonar para a instituição para receber a lista de documentos necessários. Esperamos que as informações contidas aqui tenham te ajudado. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​