Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 coisas que vão mudar a forma que você encara o consultório odontológico

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

 

Quando você está há muito tempo inserido na dinâmica de trabalho de um consultório, pode acabar não prestando atenção em algumas coisas essenciais para melhorar o ambiente de trabalho. Isto pode tornar o trabalho estressante, entediante ou, até mesmo, acabar afastando alguns pacientes. Confira quatro coisas que você precisa saber que vão mudar a forma como você encara o consultório odontológico e melhorar seu trabalho.

O tratamento já começa na recepção do consultório odontológico

Muitas pessoas possuem total pânico de dentistas. Isto porque durante muitos anos as pessoas acham que os tratamentos feitos por estes profissionais são extremamente dolorosos, o que não é verdade. Este tipo de postura pode complicar o tratamento desde o início devido ao nervossismo e a ansiedade da pessoa. Por isto, o tratamento odontológico já começa na recepção, quando você, auxiliar de dentista, recebe o paciente. Se o auxiliar for grosso, ríspido ou frio com a pessoa, provavelmente ela já entrará com uma postura negativa e prejudicar o tratamento. Além disso, uma postura mais simpática garante um humor melhor para todos. Tente e você perceberá o quanto isso faz diferença.

Organização é fundamental

Pense que, para que o consultório funcione bem, cada coisa deve estar em seu devido lugar. E isto não é apenas manter os equipamentos, instrumentos e insumos armazenados, mas também definir os melhores lugares para uma melhor conservação destes elementos, além de deixá-los de forma mais prática para manuseá-los posteriormente. Por exemplo, luvas, toucas e máscaras devem sempre estar em fácil acesso, já que são usadas em todas as consultas. Aprenda a olhar para o consultório odontológico de forma estratégica e verá que há diversas possibilidades de otimização.

Trabalho conjunto é importante

Lembre-se que o trabalho do auxiliar de dentista e do cirurgião-dentista devem estar em sintonia. A função do auxiliar é tornar a rotina do consultório mais fácil e simples, para que o dentista possa se dedicar exclusivamente ao tratamento, sem preocupações menores. Por isto, é preciso ter ideia de que o trabalho em equipe é fundamental também no ambiente do consultório odontológico.

Com foco nisto, ambos irão colaborar de forma simples e eficaz para que todos consigam trabalhar tranquilamente e ficar um bom clima no consultório.

Odontologia é saúde

Apesar de parecer bastante óbvio, muitas vezes as rotinas desgastantes fazem com que alguns profissionais esqueçam isso. A odontologia é uma profissão que cuida da saúde de diversas pessoas. Muitas são tão simples que precisam de que você tenha paciência e seja bem didático para explicar o que é necessário para que ela possa ter uma melhor higiene bucal e melhorar a sua saúde. Lembre-se sempre que seu trabalho, junto ao do dentista é melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas. Isto ajuda para que você chegue com uma outra perspectiva todos os dias no consultório.

Então, você já havia pensado em alguma dessas coisas? Teria alguma mais para indicar para colegas de profissão para ajudá-los a mudar a forma como encaram o consultório odontológico? Conte para nós nos comentários. E nos conte suas dúvidas sobre o tema também.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​