Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 tendências para consultórios odontológicos

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O mercado odontológico não é estático. Pelo contrário! Além de dinâmico, as tendências do setor acabam influenciando os consultórios, empresas e profissionais da área.

Para se destacar nesse contexto repleto de inovações e marcado pela concorrência, é fundamental ser diferente e competitivo. Além disso, é importante conhecer as novidades que estão em alta e usá-las a favor do consultório.

Quer ficar por dentro das tendências para consultórios odontológicos em 2016 e 2017? Então continue lendo o nosso artigo e se atualize sobre o assunto!

Prontuário digital: uma tendência tecnológica para modernizar e otimizar o atendimento nos consultórios odontológicos

A tecnologia revolucionou todos os ramos de negócio e transformou a maneira das empresas lidarem com os clientes. Os consultórios odontológicos não poderiam ficar alheios a essa revolução e implementaram seu ambiente profissional.

As ferramentas tecnológicas também ganharam espaço nos consultórios e vieram para facilitar a vida dos dentistas, atendentes, auxiliares e pacientes.

O prontuário digital, por exemplo, é uma tendência que veio para ficar e ele apresenta uma série de vantagens para os pacientes e para os consultórios, dentre elas, estão a agilidade no atendimento, segurança e precisão dos dados, atualização em tempo real, portabilidade, redução de gastos com impressão e materiais gráficos, validade legal, principalmente organização.

Consultórios funcionais: tendência em design e arquitetura na área odontológica

As tendências de design e arquitetura não valem apenas para os imóveis residenciais. Hospitais, clínicas e consultórios também são influenciados pelas novidades da área de construção e decoração.

Ao contrário do que muitos pensam, a beleza e organização dos consultórios odontológicos, pode impactar positivamente a experiência do paciente.

Uma forte tendência de arquitetura e design de consultórios odontológicos é criar ambientes funcionais, com livre espaço de circulação entre os móveis, utilização de elementos úteis, híbridos e confortáveis, como poltronas reclináveis, além de agregar o calor residencial, para tornar a espera mais agradável.

Plantas, cores claras, luz natural, mesas de centro e revisteiros são bem-vindos na decoração. Os excessos são dispensáveis nesse tipo de ambiente pois, o ideal é que o consultório odontológico tenha um ambiente claro e elegante.

Lentes de contato para os dentes: super tendência dentre os procedimentos odontológicos

Impossível falar de tendências nos consultórios odontológicos sem falar na modernização dos procedimentos.

Antigamente, soluções estéticas como os clareamentos e uso de aparelhos ortodônticos eram novidades, porém hoje eles já são vistos como procedimentos comuns, diferentemente da inovadora lente de contato dental.

A lente de contato dental é uma faceta ideal para pequenas correções nos dentes, como o fechamento de espaços, arredondamento de ângulos ou aumento do comprimento e largura. É finíssima, quase transparente e não requer o desgaste excessivo nos dentes e vários consultórios odontológicos já estão oferecendo essa tendência dentre os serviços aos pacientes.

Profissionais com certificação: a tendência que nunca sai de moda

Equipe qualificada, competente e certificada não é apenas uma tendência passageira, mas, uma necessidade atemporal para os  consultórios odontológicos.

Desde 2009, a certificação dos auxiliares e técnicos de saúde bucal é uma exigência legal para o exercício da profissão nos consultórios odontológicos, fato que fez crescer a procura por cursos de capacitação ASB. É preciso passar por esses cursos para se regularizar na atividade e se registrar no Conselho Regional de Odontologia.

Economia e sustentabilidade: a tendência que pensa  no consumo consciente em  consultórios odontológicos

Os consultórios odontológicos estão cada vez mais sustentáveis, valorizando o consumo consciente e evitando desperdícios, não apenas por uma questão de economia, mas também de ecologia e respeito ao meio ambiente.

Um exemplo claro disso é que as lâmpadas de LED estão substituindo as tradicionais lâmpadas incandescentes, que duram menos e geram um gasto maior de energia. Além disso, as lâmpadas de LED requerem menos manutenção e oferecem um ambiente agradável e convidativo aos pacientes.

Outros aspectos sustentáveis fortemente considerados nos consultórios odontológicos consistem na responsabilidade no descarte de resíduos e na forma de usar os equipamentos do estabelecimento.

De modo geral, houve um aumento na consciência por parte das equipes dos consultórios, tanto que, os profissionais estão se habituando a desligar o que não será usado no momento.

E aí, gostou de conhecer as principais tendências do mercado odontológico? O local onde você trabalha já inseriu essas tendências? Comente e opine!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​