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5 erros de atendimento que todo ASB precisa evitar

Ainda que você trabalhe há muito tempo como Auxiliar em Saúde Bucal e seja um profissional capacitado e competente, você também é passível de erros no dia a dia do consultório odontológico. Sim! Até os profissionais mais qualificados podem cometer falhas na execução de tarefas como ASB.

Muitos erros são comuns e aparentemente inofensivos, no entanto, podem gerar impactos negativos no exercício do ofício, afetando, inclusive, a qualidade do atendimento aos clientes.

Se você deseja conhecer e combater esses erros de atendimento, continue lendo o nosso artigo e veja quais são as falhas que você deve evitar. Boa leitura e ótimo aprendizado!

Atendimento invasivo e indiscreto

Um erro comum e que deve ser evitado pelos profissionais ASB é a indiscrição e invasão de privacidade no atendimento.

O auxiliar de dentista deve se manter discreto e se ater ao que realmente importa: a qualidade do serviço.

Esse profissional vê muitas coisas, mas deve procurar não falar demais. Essa postura faz parte da ética odontológica. É importante que o ASB não opine na vida particular dos dentistas, colegas e pacientes, tampouco, exponha a sua própria vida pessoal no ambiente de trabalho. É indispensável separar as coisas!

Distração durante os procedimentos

Dentre os mais sérios erros de atendimento nos consultórios odontológicos está a distração durante os procedimentos. Isso também afeta o atendimento do cliente, além de colocar em risco a saúde e segurança dele.

É papel do auxiliar de dentista ajudar o odontólogo com toda atenção possível. Seja em procedimentos básicos, como clareamentos e higienizações, ou em atendimentos complexos, como cirurgias, em que o ASB não pode se distrair. Ele deve ser focado, concentrado, atento e extremamente responsável.

Grosseria é um dos maiores erros de atendimento

O profissional ASB jamais deve ser grosseiro, pois, esse é um dos mais graves erros de atendimento e acaba deixando aos pacientes uma visão negativa.

Auxiliares de dentistas devem ser gentis, solícitos, educados e delicados ao atender os pacientes.

A simpatia é crucial no contato entre os auxiliares e os pacientes, pois ser capaz de estabelecer um relacionamento harmonioso, agradável e empático, além de tranquilizar o paciente.

Desorganização no atendimento

É fato que a rotina nos consultórios odontológicos é intensa, mas isso não deve impedir o profissional ASB de se organizar, afinal, a organização é essencial na qualidade do atendimento.

Procure manter as fichas, prontuários, orçamentos e radiografias devidamente organizados. Lembre-se que desorganização ameaça a experiência dos pacientes, dificulta a vida do ASB e compromete a credibilidade do consultório, portanto, você deve evitar esse erro a todo custo.

Falta de higiene também é um erro

Outro erro – dos graves – é a falta de higiene. Assim como é fundamental que o consultório seja limpo e os equipamentos sejam esterilizados, o ASB também deve primar por sua higiene, afinal, isso influencia positivamente na segurança e na experiência de atendimento do paciente.

Mantenha as unhas limpas e bem cortadas, use luvas, máscaras e óculos protetores durante os procedimentos.

E aí, você comete esses erros de atendimento nas rotinas do consultório odontológico? Se as falhas citadas aqui fazem parte do seu dia a dia como ASB, saiba que você pode corrigi-las para prestar um atendimento mais discreto, solícito, simpático e organizado.

Continue acompanhando o nosso blog para se tornar um profissional cada vez melhor!

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