Seja bem vindo ao nosso Blog!

Posso continuar trabalhando como ASB até o meu certificado chegar?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Já não é segredo para ninguém que o profissional que trabalha como ASB vem sendo muito valorizado e reconhecido, principalmente, após a regulamentação da profissão de auxiliar de dentista realizada em 2009.

Com a obrigatoriedade do curso e da formação por parte dos profissionais, a profissão de ASB é uma das que mais se valorizaram no mercado atual.

Já falamos por aqui nesse blog, que a regulamentação da profissão trouxe uma série de vantagens para o profissional que decide se formar, incluindo a credibilidade ao consultório ou clínica odontológica onde atua.

Os pacientes começarão a prestar mais atenção e perceber que um consultório onde o ASB é bem preparado, funciona muito melhor, em todos os aspectos. Por isso, já ficou claro para todos que a formação do profissional que atua como Auxiliar de Dentista é fundamental para o sucesso profissional do indivíduo.

Porém, uma dúvida surge quando o assunto é o curso de formação em ASB: até quando eu posso continuar trabalhando como ASB enquanto o meu certificado não chega?

No texto a seguir, lhe daremos essa resposta, entre outras dicas, para você que já fez a sua formação em ASB saber se pode trabalhar enquanto o seu certificado não chega!

Quem regulamenta a profissão de ASB?

Quem regulamenta a profissão do profissional que atua como ASB é o Conselho Federal de Odontologia.

Desde 2009, quando a obrigatoriedade do curso virou lei, o Conselho ficou responsável por fiscalizar e verificar se as clínicas ou consultórios cadastrados junto ao órgão estão atuando dentro da lei, com profissionais devidamente regulamentados.

O ASB e qualquer outro profissional da área estarão exercendo ilegalmente suas atividades se não estiverem devidamente inscritos no órgão de seu Estado.

E quem não tem o certificado, corre o risco de punição?

Todos os profissionais que atuam em um consultório de odontologia devem estar devidamente cadastrados, registrados e regulamentados no Conselho Regional de Odontologia de sua região. Os que não possuírem o certificado, estão, sim, sujeitos à penalidades legais e até medidas administrativas junto à órgãos federais de regulamentação.

É importante ressaltar também que, depois de registrado, qualquer auxiliar de saúde bucal que tiver a sua inscrição cancelada, não mais poderá desempenhar suas funções nessa área.

O registro profissional acontece de maneira rápida e descomplicada. É preciso apenas apresentar a documentação exigida, além dos pagamentos das taxas.

E o profissional recém-formado, pode continuar atuando? Sim! Os alunos recém-formados no curso online de ASB, Auxiliar de Saúde Bucal, receberão cédula provisórias que dão o direito ao exercício da profissão pelo prazo de dois anos. A data de término do prazo para o exercício da função com a carteirinha provisória, é contado a partir da data da formatura ou da conclusão do curso.

Agora que você já sabe que pode atuar como ASB com uma carteirinha provisória pela prazo de dois anos, anime-se na busca por um bom curso de formação.

Acesse o nosso blog e entre de cabeça no mundo dos profissionais ASB!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​