Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais as principais diferenças em atuar como ASB em uma clínica e durante uma cirurgia?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Com a regulamentação da profissão e a obrigatoriedade do curso específico de formação para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal, é cada vez maior o número de profissionais que adentram na área e optam por seguir novos rumos em suas carreiras. Porém, como a profissão é regulamentada recentemente, muitos profissionais acabam chegando ao mercado com algumas dúvidas. Dúvidas a respeito da atuação, da área, do segmento, das funções e uma série de outros questionamentos.

Uma das mais comuns são: qual a principal diferença entre atuar como ASB em uma clínica odontológica e durante uma cirurgia? Quais as funções que são de responsabilidade de um ASB em caso de atuação em clínicas de cirurgiões dentistas? Para esclarecer essas dúvidas, daremos no texto a seguir, algumas diferenças de atuação para o profissional estar sempre preparado para as seguintes situações: no dia a dia rotineiro da clínica ou durante um procedimento cirúrgico.

Atuar como ASB em uma clínica durante uma cirurgia requer limpeza

Não que o profissional que se prepara para atuar como ASB em uma clínica não cuide e não se preocupe com a limpeza e com a higiene do local de trabalho, mas quando se trata de um procedimento cirúrgico, esse cuidado precisa ser dado em maior atenção. Manter o local o mais limpo possível é obrigação do profissional que atua como ASB. Ao acabar um procedimento, há a necessidade de limpar todo o local e os equipamentos utilizados.

Outra questão importante nessa linha de procedimentos cirúrgicos é a esterilização. A esterilização de cadeiras, balcões, mesas e equipamentos é fundamental para a segurança do procedimento e de extrema importância para a saúde dos pacientes.

Cuidar da instrumentação cirúrgica

Muitos não sabem, mas o profissional que faz o curso regulamentado para atuar como ASB em uma clínica ou consultório dentário, tem aulas específicas sobre como agir com a parte de instrumentação cirúrgica. Durante um procedimento cirúrgico, o profissional ASB é fundamental, já que o dentista ou cirurgião jamais conseguiria executar todos os procedimentos sozinho. Normalmente, o profissional que irá atuar como ASB em um clínica, deve estar apto também a preparar os instrumentos que serão utilizado pelo dentista, antes e depois do procedimento.

Durante um procedimento cirúrgico, o ASB precisa estar atento

Como já dissemos muitas vezes por aqui, a atenção é uma das principais características requeridas por um bom profissional Auxiliar de Saúde Bucal. Pois bem, durante um procedimento cirúrgico, essa atenção deve aumentar ainda mais. Se no dia a dia de uma clínica o ASB acabar não participando tanto dos procedimentos, durante uma cirurgia esse profissional é indispensável.

Como atua diretamente no procedimento, o profissional tem que estar atento a todas as atitudes do cirurgião dentista. O profissional que se prepara para atuar como ASB em uma clínica deve ser ver como um “terceiro braço” do profissional. Agilidade e rapidez na execução das funções também é fundamental para o sucesso da parceria.

Gostou das dicas para entender as principais diferenças em atuar como ASB em uma clínica ou durante um procedimento cirúrgico? Acesse o nosso site e conheça as principais matérias abordadas nos cursos online de Auxiliar de Saúde Bucal!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​