Seja bem vindo ao nosso Blog!

Preciso ser um ASB certificado para fazer o curso técnico de saúde bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O Auxiliar de Saúde Bucal e o Técnico de Saúde Bucal fazem parte de equipes odontológicas. Ambos desenvolvem ações específicas nestas equipes, e podem integrar clínicas e consultórios odontológicas ou unidades básicas de saúde, que atuam com programas voltados à saúde bucal, como o Brasil Sorridente, por exemplo.

Os dois profissionais necessitam realizar cursos específicos para atuar na área. Para o ASB é necessário um curso de no mínimo 300 horas de carga horária. Já para o TSB, como curso técnico, é um pouco mais extenso, sendo exigido um mínimo de 1.200 horas. Ambos devem contar com estágio supervisionado para serem validados.

A realização dos cursos para atuação como profissional de ASB e TSB passou a ser obrigatória a partir de janeiro de 2009, após a promulgação da lei federal 11.889/2008. Assim como a realização dos cursos são necessárias, há ainda a obrigatoriedade do pretendente aos cargos ter no mínimo 18 anos e ter terminado o ensino médio.

Profissionais independentes

Ambos os profissionais passam por uma qualificação prévia, mas não há a necessidade de ser um Auxiliar de Saúde Bucal certificado pelo Conselho Federal de Odontologia para se realizar o curso técnico de saúde bucal. Uma profissão é independente da outra.

Posso finalizar meus estudos no ensino médio e iniciar um curso técnico de saúde bucal ou realizar um curso para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal. Isso irá depender da carreira que pretendo seguir, do tempo que tenho disponível para realizar o curso e também do dinheiro que tenho para investir no momento em meu futuro.

Curso técnico de saúde bucal é mais abrangente

Mas por ser um curso técnico de saúde bucal, este terá maior abrangência na área da odontologia do que o curso ASB. Além de ser técnico, ele demandará um maior tempo de estudos. Já citamos a carga horária deste curso que chega a ser quatro vezes maior que a do ASB.

Como técnico, o profissional também poderá atuar como supervisor do ASB ou de uma equipe formada por estes profissionais. Aquele que realiza o curso técnico de saúde bucal também pode realizar em seu local de trabalho procedimentos odontológicos simples, como remoção de biofilmes e realização de suturas, por exemplo. Práticas que são vedadas ao ASB.

Mesmo com o curso técnico, o profissional TSB deve atuar sempre sob a supervisão de dentista ou cirurgião dentista. O ASB também atua ao lado do profissional graduado em odontologia.

Matérias básicas são ministradas nos dois cursos

Como há conhecimentos semelhantes no curso técnico de saúde bucal e no curso ASB, algumas instituições podem permitir a eliminação de matérias do curso técnico se você já é um Auxiliar de Saúde Bucal certificado. Mas isso irá depender da instituição educacional que você escolher.

Mas antes de verificar se isso pode ser feito, confira todas as matérias. Se as realizando, mesmo que em duplicidade, seu conhecimento na área não será mais abrangente.  A matéria ou o módulo pode até ser o mesmo, mas o conhecimento do professor/tutor pode ser diferenciado. Averigue qual a melhor opção.

Tanto um ASB quanto um TSB devem ter conhecimento sobre promoção de saúde, higiene bucal, anatomia da face e biossegurança. Existem normas que os cursos vigentes devem cumprir para poder continuar formando profissionais. Verifique qual é a melhor opção para o seu futuro. Ambas as carreiras oferecem possibilidades de crescimento. Basta ficar atento e se especializar sempre!

Ficou com alguma dúvida sobre o curso técnico de saúde bucal? Então deixe o seu comentário e confira mais informações em nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​