Seja bem vindo ao nosso Blog!

As 3 práticas mais comuns de um profissional ASB de sucesso

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Já atua como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou pretende entrar neste mercado de trabalho? Lembre-se que esta é uma área da saúde e requer muito comprometimento dos profissionais. O profissional ASB deve, antes de tudo, gostar de lidar com pessoas, e de todas elas.

Grande parte dos consultórios e clínicas odontológicas atende todas as pessoas, de crianças a idosos, não tendo um nicho específico de atuação. E isto também acontece com o atendimento na saúde pública.

Consultórios e clínicas, sejam privadas ou públicas, serão os locais de trabalho do profissional ASB. Então as pessoas serão os seus clientes. E você deverá fazer de tudo para agradá-las.

Algumas pessoas que escolhem seguir a carreira de Auxiliar de Saúde Bucal são mais bem sucedidas que outras. Mas isso ocorre em todas as profissões. O perfil delas pode ser um dos motivos. Escolhi humanas, mas deveria estar na área de exatas. Então o seu desempenho não será dos melhores no seu trabalho.

Quando acertamos na escolha, o trabalho flui melhor. Além disso, a profissão não é vista como uma obrigação diária, na qual parece que o tempo não passa nunca.  Lembre-se que a decisão de uma carreira é muito importante, por isso a escolha com muito cuidado.

Uma escolha acertada

Então, um profissional de sucesso inicia com uma boa escolha. A odontologia te agrada? É um começo para se tornar um bom profissional ASB.

Conhecendo os clientes

As pesquisas serão constantes para qualquer profissional de sucesso. Atua como Auxiliar de Saúde Bucal e acha que não precisa disso. Então você se enganou.

É a primeira consulta de determinado paciente? Então tente absorver o máximo de informações sobre ele. Lembre-se que o profissional ASB é o primeiro contato do paciente em qualquer consulta.

Preencheu sua ficha com todas as especificidades de sua saúde bucal? Ótimo! Mas se puder agregar algo mais, melhor ainda. Em sua conversa ‘de espera’ ele falou de seus filhos? Deixe um espacinho para anotar. E na próxima vez em que ele for ao consultório pergunte como eles estão. Certamente o paciente irá sentir-se importante, e terá uma relação de confiança e amizade com o profissional ASB.

Sendo proativo

Não é porque o dentista ou cirurgião dentista não pediu que o profissional ASB não tem que fazer. Conheça todas as suas funções no ambiente de trabalho e não espere ser cobrado. Finalizou um atendimento e tem um tempinho até chegar o próximo? Dê início à limpeza e esterilização dos equipamentos. Atitudes proativas sempre são reconhecidas.

Uma boa opinião também vale. Sua equipe está em dúvida sobre algo e você tem uma ideia para compartilhar? Apresente. Quem sabe não seja a solução.

Responsabilidade do profissional ASB

Não se furte da responsabilidade de seu trabalho. Um profissional ASB trabalha com uma equipe de profissionais, e a atuação de um sempre dependerá do desempenho do outro. Não se esqueça disso. E assuma suas responsabilidades.

Um profissional ASB de sucesso certamente vivencia no seu dia a dia estas práticas. Para ser o braço direito do dentista tem que fazer por merecer. Quer se destacar no mercado de trabalho? Então coloque estas dicas em prática. Os resultados logo virão.

Dúvidas? Deixe o seu comentário e aproveite para conferir mais dicas em nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​