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ASB: aprenda como passar uma boa imagem profissional

Hoje muito se fala nas diferenças entre as pessoas e o respeito que devemos tratar essas diferenças. E aqui não estamos nos referindo a sexo, raça ou religião, não. Porque nestas questões o respeito é indiscutível. Estamos falando da imagem pessoal.

Está certo, que cada um deve se sentir à vontade da maneira que bem entender. Mas quando tratamos de perfil profissional não é bem assim que funciona.

Todos os profissionais, principalmente aqueles que atuam diretamente com um público, devem ter alguns cuidados para não causar uma má impressão e passar uma boa imagem profissional.

E como estamos falando do Auxiliar de Saúde Bucal, que atua diretamente com o público de clínicas e consultórios odontológicos, estes cuidados devem ser seguidos. A seguir vamos dar algumas dicas de como um ASB pode passar uma boa imagem profissional. Acompanhe:

A primeira impressão

As pessoas, de um modo geral, demoram três segundos para formar opinião sobre outras ao vê-las pela primeira vez. Um estudo divulgado pela Revista americana “Venda Mais” apontou estes escassos segundos para começarmos a julgar e avaliar o que achamos de determinada pessoa.

Quer dizer que em poucos segundos você pode passar uma boa imagem profissional, ou uma péssima imagem.

Conforme a publicação de 2011, o primeiro impacto compreende o conjunto do que se vê, com 25%, o tom da voz 18%, as palavras utilizadas 14% e a linguagem corporal 10%. Pois é, você tem apenas três para causar uma boa impressão aos pacientes do consultório onde atua.

Como se vestir

Por isso podemos afirmar que a maneira de se vestir e de se portar é muito importante sim para se passar uma boa imagem profissional. O público espera que a imagem da pessoa que atua em um consultório odontológico seja compatível com seu local de trabalho. Jaleco alinhado e limpo, sapatos também.

A questão da higiene e limpeza de um ASB é essencial, já que seu local de trabalho é da área da saúde. Seja homem ou mulher, o Auxiliar deve se preocupar com a aparência. Lembre-se que o sorriso no rosto conta a seu favor. Ainda mais na área da odontologia.

Como falar

Seguindo a porcentagem apontada no estudo da primeira impressão. O tom da voz e as palavras utilizadas. O mesmo deve valer: a compatibilidade com o local de trabalho. Tom de voz cordial e amigável e a utilização das palavras. No primeiro encontro, de boas-vindas.

Como se portar

Afeta pouco a percepção da primeira impressão, mas a linguagem corporal também é importante. Tente não parecer ansioso demais ou nervoso com a chegada de novos clientes. Nossos sentimentos transparecem na linguagem corporal.

Além disso, nossa linguagem corporal pode transparecer cansaço, preguiça ou desleixo. E nada disso é bom para um ambiente profissional. Mantenha uma postura correta para evitar ser mal interpretado.

Interaja, mas sem exageros

Vimos que os primeiros três segundos de um encontro são importantes. Em três segundos os pacientes podem achar que o ASB é muito responsável e agradável. Isso com certeza ajudará na imagem da clínica como um todo.

Mas o atendimento do ASB irá além da primeira impressão. Então vamos voltar ao uso das palavras. O profissional auxiliar de dentista deve saber responder aos questionamentos dos pacientes. Isso irá ajudá-lo a passar uma boa imagem profissional.

Responda, converse, explique. Mas sem exageros. Responda ao que foi questionado. E quando não souber fale. É melhor dar uma resposta correta em uma outra hora do que falar besteira. O paciente aposta na credibilidade da clínica escolhida.

Na hora de conversar também não pode haver exageros. O paciente deve se sentir bem no ambiente odontológico. Amigo sim, mas íntimo não.

Demonstre organização para passar uma boa imagem profissional

Como cabe ao ASB o primeiro contato, bem como o preenchimento de dados pessoais e odontológicos dos pacientes, esta ação também deve passar credibilidade. Nada de se perder no meio de papéis. Demonstre organização durante seus atos e também no ambiente como um todo.

Vimos que mesmo sem perceber podemos estar cometendo muitos erros quanto à postura profissional. O contato com pessoas é baseado em detalhes. Fique atento a eles para passar uma boa imagem profissional. Lembre-se que ela é muito importante para a garantia de clientes, e em todas as áreas.

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