Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como conseguir o certificado de auxiliar de saúde bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O certificado de auxiliar de saúde bucal é um dos requisitos para se atuar na profissão. Hoje ainda há pessoas que atuam como auxiliares de dentistas sem o certificado, mas a maioria está buscando a qualificação para atuar legalmente em clínicas e consultórios odontológicos.

Desde 2009, é imprescindível a obtenção do certificado de auxiliar de saúde bucal e também do registro profissional, expedido pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO) de cada estado, para ser um profissional. Isso porque a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), bem como de Técnico de Saúde Bucal (TSB), foram regulamentadas por meio da lei 11.889/2008.

Com a legislação, os dois profissionais ASB e TSB devem contar com a qualificação, certificado e carteira profissionais para atuarem, sob pena de sofrer as sanções previstas em lei caso exerçam suas atividades sem as especificações apontadas.

Neste artigo vamos dar dicas de como conseguir o certificado de auxiliar de saúde bucal. Mas lembre-se que, depois do certificado, há necessidade de habilitar sua carteira profissional:

Pré-requisitos para obter o certificado de auxiliar de saúde bucal

Os pré-requisitos para quem está em busca de um certificado de auxiliar de saúde bucal são simples. Basta o candidato já ter concluído o ensino fundamental, e ter mais de 18 anos. Claro que o candidato deve gostar da área escolhida, já que estamos falando de uma carreira a seguir.

Mas, se você já concluiu o ensino fundamental e já quer seguir para o mercado de trabalho o certificado de auxiliar de saúde bucal é um bom começo.

Em busca de um curso

O primeiro passo para se obter o certificado de auxiliar de saúde bucal é buscar um curso que lhe dê esta certificação. Fique atento, pois a legislação aponta que para exercer a profissão de ASB, o profissional deve ter cursado no mínimo 300 horas de carga horária em um curso de formação.

Verifique a carga horária e se a instituição de ensino conta com respaldo de entidades de confiança na Odontologia. Além disso, para a conclusão de um curso, o aluno deve realizar um estágio supervisionado como ASB. Após o estágio, um relatório é necessário para obtenção do certificado de auxiliar de saúde bucal.

Os estudos

Achou um bom curso? Agora é hora de se matricular e iniciar seus estudos para se profissionalizar como auxiliar de odontologia. Para não se perder nas disciplinas, faça um plano de estudos. E não se esqueça de dedicar parte de seu tempo para estudar e revisar todas as matérias.

Com a finalização da parte teórica e também do estágio supervisionado, o aluno conclui a capacitação e está apto a obter o certificado de auxiliar de saúde bucal.

Com o certificado de auxiliar de saúde bucal em mãos, o futuro profissional pode procurar pelo CRO de seu estado para obter o registro profissional. Com esses documentos em mão, o candidato já pode ir em busca de uma vaga no mercado de trabalho e atuar conforme a legislação exige. Com qualificação, certificação e registro em dia.

Está com dúvidas quanto aos cursos que pode realizar para obter o seu certificado de auxiliar de saúde bucal. Em nosso blog você terá muitas informações!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​