Seja bem vindo ao nosso Blog!

Certificado de auxiliar de saúde bucal: É um diferencial para o meu currículo?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

certificado de auxiliar de saúde bucal

 

Desde 2008, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) precisa de certificado para atuar ao lado de dentistas e cirurgiões dentistas. Isso porque a profissão de ASB e de Técnico de Saúde Bucal (TSB) foram regulamentadas por meio da lei 11.889.

Para quem já atua no auxílio aos profissionais da Odontologia, o certificado de auxiliar de saúde bucal é imprescindível. O certificado e o registro profissional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) bem como de suas regionais, que são Conselhos Regionais de Odontologia (CRO). Cada estado conta com seu CRO.

É após a emissão do certificado de auxiliar de saúde bucal que o registro profissional pode ser solicitado dependendo do estado em que o ASB atuará. Para obter o certificado, é necessária a conclusão de um curso de formação profissional.

Esse curso ASB deve atender alguns pré-requisitos para colocar os profissionais no mercado de trabalho. Como um mínimo de 300 horas de carga horária e o estágio supervisionado de 85 horas. Supervisionado e com relatório para a obtenção do certificado de auxiliar de saúde bucal.

Os módulos e os temas abordados no curso ASB também devem ser observados. Há instituições que realizam cursos mais ou menos completos, abrangendo mais disciplinas que envolvem a odontologia, suas especialidades e pacientes.

Diferencial para quem já atua como auxiliar de saúde bucal

Apesar de ser obrigatório o certificado de auxiliar de saúde bucal para atuar na área, há muitos profissionais que estão no mercado de trabalho sem a devida qualificação. Isso porque já atuavam como auxiliares de dentista antes da legislação específica. E com a ampla experiência avaliam o certificado como supérfluo.

Mas a certificação é muito importante até para esses profissionais que contam com experiências. Relatos de muitos dos que já atuavam antes da regulamentação e fizeram recentemente o Curso ASB comprovam a importância. O principal motivo é a base teórica de suas atividades.

Atualização profissional

Dessa maneira, os profissionais podem atender da melhor maneira possível os dentistas. Podendo realizar com mais propriedade os procedimentos solicitados. Além disso, o certificado de auxiliar de saúde bucal é uma ótima maneira do profissional que já trabalha na área se atualizar.

Em todas as atividades, e, principalmente, aquelas relacionadas à saúde frequentemente há novidades. Ao realizar o curso ASB, os auxiliares poderão ficar por dentro destas novidades.

Certificado de auxiliar de saúde bucal para quem quer entrar no mercado de trabalho

Para quem já atua na área ou para quem acabou de finalizar o ensino fundamental e está de olho no mercado profissional. O certificado de auxiliar de saúde bucal pode ser um diferencial para o currículo, se o candidato estiver de olho em uma vaga na área da saúde.

Há muitos dentistas que ainda atuam sem contar com a ajuda dos ASB. E ainda há muitas vagas nessa área em aberto para serem preenchidas. Além de clínicas e consultórios odontológicos particulares, os profissionais com certificado de auxiliar de saúde bucal podem realizar concursos públicos e atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Como vimos, o certificado de auxiliar de saúde bucal pode valorizar e ser um diferencial no currículo de muitos profissionais. E esse certificado ainda conta com a facilidade de ser conseguido por meios de cursos totalmente online. Se interessou? Acesse o nosso blog e obtenha mais informações.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​