Seja bem vindo ao nosso Blog!

Auxiliar de Odontologia: O que preciso fazer para ser um?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

auxiliar de odontologia

A Odontologia é uma área que conta com diversos profissionais atuando no mercado. Ela não se resume aqueles profissionais que passaram por uma graduação. Isso porque a área exige diversos tipos de profissionais, que formam uma rede em prol da saúde bucal.

Além das equipes que atuam nas clínicas e consultórios dentários, há os profissionais que executam outros serviços, essenciais para o bom funcionamento dentro dos consultórios e da relação dentista – paciente. Neste caso podemos citar os técnicos de próteses dentárias e os de equipamentos médico-ortodônticos, por exemplo.

Assim como há profissionais que atuam de fora da relação dentista – paciente, há aqueles que atuam justamente para facilitar e otimizar esta relação. Aqui podemos citar o auxiliar de odontologia, conhecido no mercado como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).

Todos estes que citamos são essenciais na rede da Odontologia e não passaram pelas Universidades. E sim, tiveram outros tipos de formação para executar as suas funções. Neste artigo vamos contar o que é preciso para ser um auxiliar de odontologia. Acompanhe:

Escolha pela área

A primeira questão a se ater antes da escolha profissional é quanto as características pessoais do profissional. Quais suas habilidades, seus gostos. Para ser um auxiliar de odontologia é preciso gostar de lidar com pessoas, ter propensão para a área.

A pergunta sobre a preferência entre as ciências humanas, exatas ou biológicas costuma compor os famosos testes de aptidões realizados por jovens ates da escolha profissional. E não é a toa.

Nas exatas, cálculos e números. Humanas, a relação do homem com a sociedade. E a biológica, o estudo do corpo humano e suas partes. A maioria dos profissionais da odontologia terá como foco o estudo da saúde bucal dos pacientes, portanto farão parte das ciências biológicas.

Procurando um Curso de formação para ser um Auxiliar de Odontologia

Tem certeza que a Odontologia é a sua área e quer iniciar como auxiliar? Então o segundo passo é buscar um curso de formação profissional. Ele é requisito obrigatório para que o auxiliar de odontologia entre no mercado de trabalho.

Com o certificado do Curso ASB em mãos, este profissional pode seguir até o Conselho Regional de Odontologia (CRO) de seu estado e retirar a sua carteira profissional. Desta maneira poderá atuar em qualquer clínica ou consultório e também no Sistema Único de Saúde (SUS), se optar por realizar concursos públicos ao invés do setor privado.

Estágio supervisionado pode ser entrada no mercado de trabalho

Antes mesmo de contar com o registro profissional em mãos, o candidato a uma vaga como auxiliar de odontologia deve procurar por um local onde possa realizar a prática profissional. Isso porque para a conclusão do Curso ASB o aluno deve realizar o estágio supervisionado.

Este estágio, se bem realizado, pode significar uma futura colocação no mercado de trabalho para o auxiliar de odontologia. A disciplina do Curso ASB pode virar profissão. Basta o aluno mostrar a importância de seu trabalho dentro do consultório e realizar todas as atividades propostas da melhor maneira possível.

Como vimos, são poucos os passos para se tornar um auxiliar de odontologia e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Temos que lembrar que para realizar o Curso ASB o candidato deve ter mais de 18 anos. Sua conclusão pode ser em um período de seis meses. Corra e garanta uma vaga no próximo Curso. Em nosso blog lhe explicamos como.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​