Seja bem vindo ao nosso Blog!

O atendimento odontológico: qual é a rotina do ASB durante ele?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

o atendimento odontológico

Durante o atendimento odontológico todas as atenções do dentista ficam voltadas a seu paciente. Ele deve ficar atento, seja em uma consulta de rotina, em um diagnóstico ou no tratamento escolhido para ele.

Por isso é de fundamental importância o dentista – de qualquer especialidade – contar com um profissional que o ajude em determinadas tarefas, para que o seu foco não saia do paciente. E o profissional mais indicado e qualificado, por meio de cursos de formação, é o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).

O Auxiliar de Saúde Bucal, além de contar com diversas atividades antes e depois do atendimento odontológico, fica a disposição do dentista para que este desempenhe seu papel da melhor maneira possível, sem que haja empecilhos.

A seguir vamos citar algumas das atividades que fazem parte da rotina do ASB durante o atendimento odontológico. Acompanhe:

Atendimento em conjunto com o dentista durante o atendimento odontológico

Devido às formações diferenciadas, há diversos procedimentos em saúde bucal que são vedados ao Auxiliar de Saúde Bucal, e só podem ser realizadas pelo cirurgião dentista. O ASB não pode realizar procedimentos junto a cavidade bucal dos pacientes, por exemplo. Mas são diversas as atividades da odontologia que não envolvem necessariamente o contato direto com o paciente.

Enquanto o dentista desempenha a sua função, o ASB irá atuar em consonância, atendendo o que for necessário para a consulta. Durante o atendimento odontológico, os materiais odontológicos estarão todos separados, já que esta atividade faz parte da rotina do ASB antes do atendimento odontológico.

Com os materiais separados, o ASB irá instrumentar o dentista, isto é, entregar os equipamentos certos na hora certa. Para isso, a sua capacitação é essencial, além de uma boa sintonia entre ASB e dentista.

Preenchimento do prontuário odontológico do paciente

Caso o paciente esteja em sua primeira consulta, o dentista deve avaliar o tratamento que será necessário para ele.  O Auxiliar de Saúde Bucal já iniciou o preenchimento do prontuário odontológico dos pacientes antes do atendimento, mas este será completado com a avaliação do dentista durante o atendimento odontológico.

Neste caso, enquanto o dentista avalia a cavidade bucal do paciente ele irá relatando ao ASB que passará todas as informações ao prontuário odontológico. Será com essas informações que o dentista irá avaliar e decidir junto com o paciente as melhores opções de tratamento nas demais consultas.

Este prontuário ficará arquivado na clínica e conterá todas as informações relativas ao tratamento do paciente.

Processar filme radiográfico durante o atendimento odontológico

Quando há a necessidade do processamento de filmes radiográficos durante o atendimento odontológico será o ASB o responsável. Esta é uma das atividades presentes na legislação que regulamentou a profissão do Auxiliar de Saúde Bucal em 2008. É a lei 11.889, que regulamentou tanto a profissão do ASB como do Técnico de Saúde Bucal (TSB).

Durante o atendimento odontológico a principal função do Auxiliar de Saúde Bucal é facilitar o trabalho do cirurgião dentista para que ele fique mais a vontade e possa realizar da melhor forma a sua consulta ou tratamento.

Inclusive, há estudos que comprovam que dentistas que contam com uma equipe de qualidade em seus consultórios tendem a otimizar o atendimento e aumentar o número de pacientes atendidos. Saiba mais em nosso blog.

curso-asb

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​