Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual a rotina do ASB depois do atendimento odontológico?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

atendimento odontológico

Atendimento ao paciente concluído, assistência ao dentista finalizada, mas a rotina do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ainda tem diversos passos a ser cumpridos. O ASB é o profissional considerado como o braço direito dos dentistas.

Com a atuação do ASB, os profissionais graduados da Odontologia otimizam os serviços em suas clínicas e consultórios e também em hospitais em casos de cirurgias odontológicas, já que a rotina do Auxiliar  permite que os dentistas foquem no atendimento ao paciente.

Em outros artigos em nosso blog já citamos a rotina do Auxiliar de Saúde Bucal antes do atendimento odontológico, e durante o atendimento odontológico. Este post vamos dedicar às atividades deste profissional depois do atendimento odontológico. Acompanhe:

Finalizar consulta e marcar novas

Atendimento com o dentista concluído, o Auxiliar de Saúde Bucal deve finalizar a consulta. Acompanhar o paciente novamente à recepção e perguntar como ele está se sentindo em casos de ter passado por algum tratamento. No caso do paciente ter sido submetido a anestesias odontológicas, por exemplo, o ASB pode falar sobre os cuidados a serem tomados depois do atendimento odontológico.

Cuidados sob a saúde bucal também podem e devem ser abordados após a consulta. Essas informações prestadas tanto pelo ASB como pelo dentista são essenciais para estabelecer uma relação de confiança entre o paciente e o consultório odontológico escolhido. E confiança pode significar fidelidade.

O paciente bem atendido não irá procurar a concorrência para novos tratamentos odontológicos. A equipe odontológica deve lembrar que fidelizar os pacientes é essencial para a saúde financeira dos negócios.

Uma pesquisa realizada pela Universidade  americana de Stanford apontou que é sete vezes mais barato o empresário levar o cliente a comprar pela segunda vez do que um novo cliente fazer sua primeira compra em um estabelecimento. O mesmo vale para pacientes de um consultório.

Para aqueles pacientes que conhecem o atendimento dentário de uma clínica e foram bem atendidos, já foi estabelecida uma relação de confiança, enquanto que um novo paciente terá dúvidas que necessitam ser sanadas. Essas dúvidas podem ser esclarecidas com uma boa campanha de marketing, por exemplo, até mesmo o boca a boca.

Estabelecida a relação de confiança, o ASB já pode contar com uma nova consulta. Mesmo que o tratamento recomendado já tenha finalizado, o ASB pode agendar uma nova consulta em um período de seis meses. Sim com certeza o paciente se esquecerá, mas cabe ao ASB lembra-lo de sua saúde bucal, mesmo depois do atendimento odontológico.

Hoje as redes sociais permitem um contato mais frequente. Dicas para manter a saúde bucal em dia são válidas nesses meios. E para lembra-lo da próxima consulta uma ligação ou até mesmo uma mensagem. Então é só aguardar o retorno.

Limpeza e assepsia de instrumentos

Todos os instrumentos utilizados pelos dentistas durante cada um dos atendimentos devem passar por assepsia depois do atendimento odontológico. Eles devem ser corretamente separados pelo ASB, de acordo com a criticidade, e então devem ser higienizados, desinfectados ou esterilizados.

Limpeza de locais críticos do consultório depois do atendimento odontológico

Não são somente os instrumentos utilizados pelo dentista que devem ser higienizados pelo ASB depois do atendimento odontológico. Os locais considerados como críticos, aqueles em que os pacientes tiveram contato direto, devem ser limpos a cada consulta.

A rotina diária do Auxiliar de Saúde Bucal nos consultórios odontológicos é bem extensa, e por isso deve ser bem organizada, e sincronizada com as ações do dentista. Saiba tudo sobre a atuação e o mercado de trabalho deste profissional em nosso blog

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​