Seja bem vindo ao nosso Blog!

Entidades de classe da Odontologia. Você as conhece?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

entidades de classe da Odontologia

A maioria das profissões no país conta com entidades de classe. Elas são instituídas a fim de cobrar melhorias, valorizar de defender seus profissionais. São elas as responsáveis por diversos avanços, já que envolve as solicitações gerais de uma categoria, e não reivindicações pessoais.

As entidades, apesar de contar com natureza jurídica, não têm fins lucrativos. Seus interesses se resumem nas melhorias de determinada categoria. A fiscalização e a cobrança por atitudes éticas dos profissionais também envolvem as atividades propostas pelas entidades.

Algumas delas se dedicam ainda a realização de capacitações, eventos e o estímulo às publicações científicas. Há diversas entidades de classe da Odontologia. Você as conhece?

Conselho Federal de Odontologia e suas Regionais

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), bem como os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO) – no Brasil são 27, sendo um em cada estado –, é em sua definição uma Autarquia. Sua principal função se refere supervisão da ética odontológica. Para julgar os processos éticos da categoria, a entidade conta com atos Normativos.

Em seu portal há informações e números dos profissionais da Odontologia no Brasil, como Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Prótese Dentária, e ainda Clínicas Odontológicas.

O zelo pelo desempenho ético e o prestígio pelo bom conceito da profissão integram o CFO e os CRO’s como uma das entidades de classe da Odontologia. No portal, além de conter informações aos profissionais contam com dados para o cidadão, que pode verificar o exercício legal dos profissionais, e assim evitar riscos.

Associação Brasileira de Odontologia

Primeiro Federação Odontológica Brasileira, depois União Odontológica Brasileira, a hoje Associação Brasileira de Odontologia (ABO) visa a capacitação e a evolução profissional da categoria. Além da valorização do cirurgião dentista, a ABO prevê a contribuição com as políticas de promoção à saúde bucal.

Com a valorização do profissional, a ABO traz uma rede de capacitação e divulgação científica da Odontologia, servindo como referência técnico-científica da área. A ABO está entre as entidades de classe da Odontologia mais respeitadas. A Associação conta com 321 sedes.

Associação Brasileira de Ensino Odontológico

A melhoria do ensino em sua área profissional é a principal função da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Seus associados debatem a melhor maneira dos docentes passarem seus conhecimentos.

A forma de atuação na Odontologia também entra em debate na Abeno, que figura entre as entidades de classe da Odontologia. Maneiras de prevenir a transmissão de doenças nas clínicas e consultórios odontológicos e o foco na prevenção e não somente nos tratamentos das doenças bucais estão entre os debates.

Federação Nacional entre as entidades de classe da Odontologia

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) surgiu por meio de Sindicatos dos estados de Ceará, Recife, Bahia, Paraná, Juiz de Fora, Niterói, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desde sua implantação tem por objetivo o trabalho para consolidação da profissão de cirurgião-dentista e para o desenvolvimento científico da Odontologia.

Entre as atuações das entidades de classe da Odontologia podem ser citadas melhorias como regulamentação de atividade, como do ASB e TSB, por exemplo, jornada de tralho, piso salarial, melhorias quanto à segurança de trabalho.

Enfim, as entidades fazem um amplo trabalho de valorização em prol de uma classe de profissionais, e são importantíssimas para que a atuação no mercado de trabalho seja cada vez melhor. Saiba mais sobre o mercado odontológico em nosso blog.

Auxiliar de Saúde Bucal

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​