Seja bem vindo ao nosso Blog!

Dúvidas sobre qual área seguir? o mercado da saúde bucal pode ser sua opção

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

mercado da saúde bucal

A escolha da carreira é uma decisão que deve acontecer bem cedo, entre os jovens. E requer muita responsabilidade e autoconhecimento, já que a carreira, é uma das questões que nos acompanha pela vida toda.

Mas no Brasil, os números da crise econômica podem ser bem desanimadores, justamente entre os jovens, que estão em fase de escolha da profissão. Em 2016 o desemprego na faixa dos 18 aos 24 anos chegou a marca de 25,9%.

Os motivos destes índices são diversos, mas todo empreendedor costuma repetir que é em meio à crises que costumam surgir as oportunidades. Países com baixas taxas de desemprego entre os jovens, como a Áustria, podem servir de exemplo. Lá os jovens investem fortemente na educação profissionalizante.

Naquele país o índice dos jovens que realizam estas capacitações específicas para o mercado de trabalho quase chega a 80%. Esse índice no Brasil é de apenas 11%.

Cursos profissionalizantes como ponto de partida

Ao apontar estes números, este artigo não está propondo que os jovens escolham entre os cursos profissionalizantes em detrimento às graduações, pois o primeiro pode ser somente um ponto de partida, ou a oportunidade em meio a crise.

Em 2014, quando apenas 6% dos jovens apostava em cursos profissionalizantes, mais de 60% dos que o haviam feito garantiram atuação no mercado de trabalho na área do curso. Números mais animadores, não é?

Saúde Bucal como opção viável

Entre os cursos profissionalizantes, há diversas áreas que podem ser seguidas. Geralmente costumamos ligar os cursos profissionalizantes à área industrial, mas não é somente voltado a estas vagas – apesar de serem encontradas diversas opções -, que há cursos disponíveis.

O mercado da saúde bucal também vem se beneficiando com a disponibilidade dos cursos profissionalizantes, sejam eles básicos ou técnicos. Apesar dos cursos profissionalizantes aparecerem como uma ótima opção para quem quer entrar no mercado de forma rápida e mesmo assim com qualificação, eles ainda não são muito conhecidos do público geral.

Ainda mais na área da Odontologia, onde muitos imaginam que para entrar são necessários longos anos em uma graduação.

Possibilidades do mercado da saúde bucal

Para quem pretende atuar como cirurgião dentista certamente há a necessidade de graduações e pós graduações na área da saúde bucal, mas há outras possibilidades para entrar neste mercado de trabalho tão concorrido.

A atuação como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode ser uma das opções do mercado da saúde bucal. E esta profissão pode ser iniciada com um curso de formação na área. Até 2008 não era obrigatória a sua realização para iniciar essa carreira. Mas com a regulamentação da profissão nesta data houve a necessidade de cursos específicos, certificação e registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO’s).

Além do Auxiliar de Saúde Bucal, há possibilidades de entrar no mercado por meio do curso de instrumentação cirúrgica em odontologia, este é outro curso de formação profissional que pode trazer ganhos a quem o realiza.

Como mostramos em nosso artigo, o mercado da saúde bucal pode ser um ótimo início de carreira entre os jovens. E uma carreira com grandes chances de crescimento. Para saber mais sobre este mercado e suas possibilidades acesse o nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​