Seja bem vindo ao nosso Blog!

Sensibilidade nos dentes? Saiba o que fazer

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

sensibilidade nos dentes

Uma em cada quatro pessoas sofre com a sensibilidade nos dentes, ou a hipersensibilidade dentinária, como é chamada entre os profissionais da Odontologia. Se você sente uma dor aguda nos dentes ao tomar bebidas muito geladas ou muito quentes, ou até mesmo ao sentir o vento bater neles, você está entre a parcela da população que conta com sensibilidade dentária.

Mas apesar de atingir um grande número de pessoas, a sensibilidade nos dentes não é normal, e deve ser tratada. E o tratamento pode ser diverso, já que as causas dessa hipersensibilidade também podem ser as mais variadas.

E para identificar e indicar um tratamento, a pessoa mais indicada é um profissional, o cirurgião dentista. É ele que irá verificar o que pode estar causando a dor incômoda nos dentes. A seguir vamos elencar algumas das causas da hipersensibilidade e o que se pode fazer para amenizá-la:

Escovação inadequada dos dentes

A escolha inadequada de sua escova dentária pode ser a causadora de sua sensibilidade nos dentes. As cerdas muito duras podem estar desgastando o esmalte dos dentes, e deixando a dentina, parte mais profunda, mais exposta.

A dentina é a camada interna dos dentes, e que envolve o nervo. Por contar com muitos poros, as bebidas muito quentes ou muito frias, ou aquele ar gelado que passam por esses poros chegam até o nervo, o que acarreta aquela dor aguda nos dentes.

Além da escova dental imprópria, a escovação feita de maneira errada é outro fator que pode contribuir com a sensibilidade nos dentes. Para a escovação, os movimentos devem ser delicados, ao usar a força durante a escovação, o esmalte também pode ser desgastado, acarretando o que citamos acima.

Durante a escovação, o uso exagerado de dentifrícios que prometem o branqueamento dos dentes também pode ser prejudicial, já que contém produtos abrasivos e que podem desgastar demasiadamente o esmalte.

Se você identificou a causa de sua sensibilidade dentária, pode tentar resolver o problema trocando sua escova por uma com cerdas mais macias, não abusando dos dentifrícios para branqueamento e escovando seus dentes sem os agredir. Mas lembre-se que a melhor pessoa para fazer este diagnóstico é o dentista.

Retração da gengiva

A retração da gengiva pode ser causada pelo escovação errada, quando a pessoa usa a força para promover a limpeza dos dentes, e também nos casos de doenças periodontais, como a gengivite.

A retração da gengiva faz com que a estrutura do dente que ela deveria encobrir fique exposta e desprotegida, causando assim a sensibilidade nos dentes. Nestes casos, a visita ao dentista é essencial para que o melhor tratamento seja indicado.

Bruxismo e briquismo

O ranger dos dentes a noite, ou o apertar a mandíbula durante o dia promovem o desgaste do esmalte dos dentes e, portanto, a sensibilidade nos dentes. O bruxismo e o briquismo são parafunções que podem trazer diversos problemas de saúde bucal.

Placas e moldeiras, botox, e tratamentos psicológicos podem ser indicados como tratamento para os dois casos.

Clareamento dental pode ser a causa da sensibilidade nos dentes

As diversas formas de clareamento dentais existentes no mercado podem causar sensibilidade nos dentes. Mas esta sensibilidade deve ser momentânea, e caso persista, deve ser relatada ao dentista que indicou o clareamento.

Como vimos as causas para a sensibilidade nos dentes podem ser diversas, mas este problema não precisa persistir e se tornar um incômodo frequente para as pessoas. O acompanhamento de um profissional da Odontologia pode resolver a dor incômoda. Saiba mais em nosso blog.

 

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​