Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que escurece os dentes?

Faça de conta que o post de hoje é um teste. Você deve escolher a alternativa correta para a seguinte pergunta: o que escurece os dentes?

A) Ingerir flúor ou antibióticos na infância

B) Sofrer uma pancada forte nos dentes

C) Fumar

D) Ingerir alimentos e bebidas escuras

E) Todos os itens anteriores

Fácil, não é mesmo?! A resposta correta é a E.

Alimentos, bebidas e nicotina

Como você já deve ter ouvido falar por aí – especialmente se fez, faz ou quer fazer clareamento dental – é que alguns alimentos e bebidas podem manchar mais os dentes se ingeridos com frequência.

Café, chá preto, vinho tinto, molho vermelho, beterraba, refrigerante são apenas exemplos de o que escurece os dentes externamente. E, assim como esses alimentos e bebidas que nós citamos, a nicotina – uma das principais substâncias do cigarro – também provoca o amarelamento no sorriso de quem fuma.

Trauma, flúor e antibiótico

Um trauma também – como uma forte pancada no dente – pode levá-lo à necrose e, por consequência, ao escurecimento. Ainda falando sobre o que escurece os dentes, temos a ingestão de flúor e de antibióticos na infância.

Eu sei que você ficou um pouco confuso agora e está se perguntando: “Ué, mas o flúor não é superindicado pelos dentistas?!”. Sim, ele é! O flúor é, por exemplo, excelente para ajudar no combate às cáries, mas deve ser usado na dose certa!

Mas é importante frisar que, na infância, quando o esmalte dos dentes está em formação, ele pode ser tipo um inimigo se ingerido em excesso. Por isso, nada de dosar o flúor do seu pequeno por conta própria. Procure, sempre, um dentista de confiança!

O mesmo vale para antibióticos e a automedicação. A tetraciclina, por exemplo, é campeã em estragar a camada do esmalte dentário. As intensidade das manchas depende de alguns fatores, como tempo de ingestão do remédio e a idade do paciente. Ainda falando da tetraciclina, ela é tão forte que pode prejudicar um bebê que ainda nem nasceu.

Cada um desses casos tem um tratamento diferente. Por isso, somente um dentista pode ajudar você na escolha do tratamento adequado. Aqui no nosso blog, a gente já falou de uma das soluções para dentes escuros, que é o clareamento dental. Você tem dúvida se o procedimento dói? Então, não deixe de ler o nosso post.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​