O aparelho fixo mancha os dentes? Muita gente, antes mesmo de colocá-lo, tem medo de que o sorriso fique manchado ao fim do tratamento ortodôntico. Se você tiver uma boa higiene bucal, pode ter certeza de que a resposta para essa pergunta é “não”!
A importância de uma boa higiene bucal
A verdade é que o aparelho fixo ajuda a acumular resíduos da alimentação. Esses restinhos de comida podem, sim, provocar um amarelamento por causa de pigmentos e corantes. Mas, não se preocupe: é possível removê-lo na hora de higienizar a boca.
Agora, muita atenção: se a escovação não for eficiente, as bactérias podem se proliferar na boca, causando manchas brancas permanentes. Só assim, diante do desleixo, é possível dizer que o aparelho fixo mancha os dentes.
Além das manchas brancas, há outros problemas que a falta de cuidado com a saúde bucal pode provocar. Uma delas é a cárie ao redor dos bráquetes – as peças do aparelho ortodôntico que ficam em cada dente.
De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), essa doença bucal é causada por ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na nossa boca. E essa produção é acelerada quando consumimos açúcar demais!
A cárie é uma doença silenciosa que causa, além de dor e desconforto, a destruição progressiva dos dentes. Aqui no blog, já falamos sobre como identificar, tratar e evitar essa doença.
Em busca da escovação perfeita
Primeiro, passe o fio dental com a ajuda do passa fio. Aí, com a ajuda de uma escova ortodôntica, faça movimentos de vai e vem em cima dos bráquetes e de leve na gengiva. Não esqueça da língua e da parte traseira da dentição.
Agora, é a vez da escova interdental: escove em volta dos bráquetes para remover a placa bacteriana. Se você tiver os dentes muito separados, escove entre eles também. Por fim, faça o bochecho com um enxaguante bucal por ao menos 30 segundos. Simples, não é?!
No nosso blog, também falamos sobre a possibilidade de fazer clareamento dental usando aparelho ortodôntico. Não deixe de conferir!