Maio é o mês de combate ao câncer de boca. Uma das maneiras de vencer a doença é por meio do diagnóstico precoce, que leva à eliminação de lesões pré-cancerígenas. Quando o tumor é diagnosticado no início e o paciente logo faz o tratamento adequado, a chance de cura é grande. Mas você sabe como fazer o autoexame de boca?
Durante o autoexame de boca, você deve procurar por bolinhas, verrugas, machas brancas ou escuras e feridas que não cicatrizam.
Passo a passo para o autoexame de boca
Para ficar mais simples, fizemos um passo a passo para que você não se esqueça de checar nenhuma área durante o autoexame de boca. Então, vamos lá:
- Examine os lábios;
- Olhe o céu da boca e garganta;
- Cheque as bochechas;
- Confira a parte de baixo da língua;
- Observe as laterais da língua;
- Apalpe os lábios, a língua e as bochechas.
Procure fazer o autoexame em frente ao espelho, com calma e em um ambiente claro. Os dentistas recomendam tocar bem os pedaços mais “molinhos” porque, às vezes, a lesão está por dentro da mucosa e até nas partes ósseas.
Caso encontre algo suspeito, procure um dentista de confiança.
Outras formas de prevenir o câncer de boca
Bons hábitos também podem evitar o câncer de boca. Ficar longe do cigarro – um dos principais causadores da doença – é um deles. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 75 a 90% dos cânceres que acometem a região da cabeça e pescoço são causados pelo tabagismo.
Seguir uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes; beber moderadamente; proteger-se da radiação solar excessiva; e manter uma boa higiene da boca também ajudam no no combate ao câncer bucal.
Mas o que tem a ver a proteção contra o sol com o câncer de boca? Tudo! A doença pode aparecer no lábio, especialmente em pessoas com pele branca, quando a exposição à radiação solar é grande.
Quer saber mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde bucal? Então, acesse o nosso blog.