Seja bem vindo ao nosso Blog!

Escova de dentes: você sabe quando é hora de trocá-la?

A escova de dentes é um item indispensável na manutenção da saúde bucal. Ela ajuda a prevenir o acúmulo da placa bacteriana, evitando, assim, o tártaro, a cárie e a gengivite e outras doenças mais graves. Mas você sabe quando é a hora certa de trocá-la?

Quando a escova de dentes completar três meses de uso? Quando as cerdas dela desbotarem? Ou, ainda, quando as cerdas dela estiverem tortas?

É claro que depende muito do tipo da escova de dentes, da frequência da escovação e da força que você coloca na escovação, mas, enquanto as cerdas estiverem certinhas, você pode continuar o uso. Agora, atenção: quando elas entortam, passam a “abrir” e acabam perdendo a efetividade na hora da limpeza.

Como escolher a escova de dentes ideal?

Ao ler esse post, você lembrou que as cerdas da sua escova de dentes estão tortas? Então, confira abaixo duas dicas importantes para levar em conta na hora de comprar uma nova!

– Cerdas: opte por uma escova de dentes macia. Ela limpa melhor, não agride a gengiva e preserva a integridade do seu sorriso.

Mas como saber qual escova de dentes é mais macia? A dica é reparar bem nas cerdas – elas devem ter as pontas arredondadinhas para ficar mais fácil chegar em todos os lugares da superfície bucal.

As cerdas mais duras são recomendadas especialmente para quem usa implantes dentais ou dentadura, por exemplo.

– Formato: outra recomendação é prestar atenção ao formato. Escolha uma de cabeça pequena caso tenha os sisos ou possua a abertura da boca mais limitada. Se você não se encaixar nesses casos, compre uma que tem a cabeça um pouco maior.

E, mesmo que as cerdas da sua não estejam tortas, procure não manter a mesma escova de dentes por muuuito tempo devido ao acúmulo de bactérias. Se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, converse com o seu dentista e veja no nosso blog mais dicas de como cuidar direito dos seus objetos de saúde bucal.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​