Seja bem vindo ao nosso Blog!

Dentes de leite: tudo sobre o sorriso do seu pequeno

Os dentes de leite, presentes nas crianças, são bem parecidos com os permanentes: também estão sujeitos a cáries e até mesmo a problemas de canal. Sendo assim, ainda que temporários, exigem cuidados especiais. No post desta sexta-feira, falamos mais sobre como cuidar melhor do sorriso do seu pequeno.

Os dentes de leite são estruturas bem importantes que ajudam na mastigação – que, por sua vez, contribui para o crescimento facial da criança; na fonética; e ainda na estética do sorriso infantil. Todo esse auxílio acontece enquanto os dentes permanentes estão em formação dentro do osso.

Quando um deles está com cárie, muitos dentistas costumam ouvir a mesma pergunta de papais ansiosos: “Mas ele não vai cair mesmo?”. Os dentes de leite têm sua hora certa para cair. Isso acontece quando os permanentes já estão bem formados e estão guiados pela raiz do dente.

Perder dentes de leite por causa de cárie, canal ou pancada pode acarretar problemas na dentição permanente. Por isso, é importante que papais e mamães ajudem seus filhos – especialmente os de até seis anos – na hora de cuidar do sorriso.

A dentição do fundo, principalmente, deve receber uma atenção especial na hora da escovação. Crianças costumam consumir muito açúcar – ingrediente que contribui para que as bactérias deem início a um processo de cárie.

Como escovar os dentes de leite do pequeno

Para evitar a cárie e outros problemas, separamos dicas de como ajudar os pequenos a escovar os dentes de leite direitinho. Veja abaixo:

  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor – não deixe a criança engoli-lo;
  • Com uma escova de dentes macia, limpe, primeiro, as superfícies internas dos dentes. Ali, o acúmulo de placa bacteriana é maior. As cerdas devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
  • Escove todas as superfícies dos dentes que são voltadas para a bochecha. As cerdas, nesse momento, devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove, mais uma vez, cuidadosamente para frente e para trás.
  • Agora, escove a superfície de mastigação dos dentes – de novo, para frente e para trás.
  • Por fim, não se esqueça de escovar a linguinha do pequeno!

Quer ler mais sobre como cuidar da saúde bucal da sua família? Então, acesse o nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​