Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso de instrumentação só pode ser feito por quem é ASB?

 

A resposta é: depende! Você não precisa, necessariamente, ser Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) para fazer o curso de Instrumentação Cirúrgica em Odontologia (ICO). O recomendado é que o interessado ao menos já seja da área da saúde, trabalhando como Técnico em Saúde Bucal (TSB) ou até mesmo como enfermeiro.

Mas, se você for ASB, melhor ainda! Isso porque a especialização de instrumentador é uma forma de o auxiliar de dentista crescer dentro Odontologia e, assim, ganhar mais.

Mas o que o ASB aprende no curso de instrumentação?

A formação em ICO permite ao ASB aprender mais sobre cirurgias, já que é o instrumentador quem separa os materiais que o cirurgião-dentista deve usar durante o procedimento, seja em consultórios ou clínicas odontológicas ou, ainda, em hospitais e unidades de saúde.

Ainda falando de instrumentos odontológicos, esse é outro assunto que o curso de instrumentação aborda.

Na formação como Auxiliar de Saúde Bucal, o aluno já aprende um pouco sobre o que é utilizado nas intervenções cirúrgicas. Já na especialização de Instrumentação Cirúrgica em Odontologia, o ASB tem aulas mais aprofundadas sobre a utilidade de cada objeto e também sobre como higienizá-los e conservá-los.

O curso de instrumentação pode, ainda, ensinar ao auxiliar de dentista a lidar melhor com momentos de tensão.

A rotina do instrumentador é intensa e tensa. É ele o responsável por uma cirurgia mais tranquila e segura, tanto para o paciente, quanto para a equipe cirúrgica. Por isso, esse profissional precisa ter um raciocínio rápido e administrar bem a pressão no dia a dia.

Ficou interessado na especialização? E se nós te contarmos que é possível ser ASB e ICO depois de um só curso de 10 meses? Para saber mais sobre o assunto, acesse o nosso blog ou entre em contato conosco.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​