Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que o curso de instrumentador pode ensinar ao ASB

A especialização de Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO) é recomendada para profissionais que já atuam na área da saúde, como o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), e que querem, além de avançar na carreira, incrementar a renda. No post desta quarta-feira, separamos 3 coisas que o curso de instrumentador pode ensinar ao ASB.

3 coisas que o curso de instrumentador pode ensinar ao ASB

A especialização permite ao ASB aprender mais sobre cirurgias, já que é o instrumentador quem separa os materiais que o cirurgião-dentista deve usar durante o procedimento, seja em consultórios ou clínicas odontológicas ou, ainda, em hospitais e postos de saúde.

Falando em instrumentos odontológicos, esse é outro assunto que o curso de instrumentador pode ensinar ao ASB. Na formação como auxiliar de dentista, o estudante aprende um pouco sobre o que é utilizado nas intervenções cirúrgicas.

Na especialização como ICO, porém, o auxiliar de dentista tem aulas mais aprofundadas sobre a utilidade de cada objeto e também sobre como higienizá-los e conservá-los da maneira correta.

A limpeza rigorosa dos materiais odontológicos, por exemplo, é indispensável para o instrumentador conservar os materiais. A presença de óleos, gorduras, sangue, pus e outras secreções, por exemplo, protege os micro-organismos contaminantes na hora de esterilização.

Por fim, o curso de instrumentador pode ensinar ao ASB a lidar melhor com momentos de tensão. A rotina do ICO é intensa. Ele é o responsável por uma cirurgia mais segura, tanto para o paciente, quanto para toda a equipe do consultório odontológico. Por isso, precisa ter raciocínio rápido e saber administrar a pressão no dia a dia.

Quer saber mais sobre a profissão de Instrumentador Cirúrgico em Odontologia? Acesse o nosso blog e descubra três habilidades importantes que esse profissional deve ter. Também falamos mais sobre a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​