Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que faz um ASB? A resposta para uma dúvida tão comum no Google

Uma das perguntas mais feitas ao Google, com relação à profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), é: “O que faz um ASB?“. Se você chegou até aqui, sem dúvidas, é uma dessas pessoas que têm interesse em saber, né? No post desta segunda-feira, falamos um pouco sobre a rotina do auxiliar de dentista.

Sob supervisão de um dentista, o ASB  trabalha na promoção, na prevenção e na recuperação da saúde bucal. A profissão, que tem formação específica, é regulamentada pela Lei 11.889/2008 e exige registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Mas, afinal, o que faz um ASB?

O Auxiliar de Saúde Bucal acolhe e prepara o paciente assim que ele chega ao consultório odontológico. Ele coleta um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera – nesse momento, o ASB costuma ouvir os medos e as dúvidas de cada um.

As necessidades de quem procura um tratamento para cárie são diferentes das do paciente que pretende fazer um clareamento dental, por exemplo. E essas especificidades podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o auxiliar de dentista e o paciente.

Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista. Também deixa o atendimento mais dinâmico e pessoal.

O Auxiliar de Saúde Bucal também tem papel fundamental durante a consulta. Ele auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas;  ajuda o paciente com as atividades de higiene bucal; e também manipula materiais de uso odontológico sempre que necessário.

E engana-se quem pensa que o trabalho do ASB termina quando cada consulta acaba. Entre um paciente e outro, é hora de ajudar na gestão do consultório.

Organizar os arquivos dos pacientes, por exemplo, é uma das tarefas que cabe ao auxiliar de dentista, assim como manter os dados atualizados para facilitar a administração do consultório e o trabalho do dentista.

Depois da consulta, o Auxiliar de Saúde Bucal também cuida das medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta evitar infecções na clínica. É importantíssimo minimizar os riscos de contaminação do paciente e de quem trabalha no local!

Quer saber mais sobre o que faz um ASB? Então, acesse o nosso Blog Curso ASB e descubra mais sobre como é ser um auxiliar de dentista.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​