Seja bem vindo ao nosso Blog!

6 questões com gabarito para o ASB estudar para concurso público

 

Aqui no blog, temos falado bastante sobre processos seletivos para Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), seja sobre oportunidades com inscrições abertas ou sobre como ficar melhor preparado para a prova. Neste post, separamos 10 questões para o ASB estudar para concurso público.

Questões para o ASB estudar para concurso público

1 – Na técnica de Restauração Atraumática (ART) em crianças, o material que devemos utilizar é:

A) A resina composta;
B) A resina acrílica;
C) O cimento Fosfato de Zinco;
D) O cimento Ionômero de Vidro;
E) O Amálgama de Prata.

2 – “Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” conceitua:

A) Vigilância epidemiológica;
B) Vigilância nutricional;
C) Vigilância sanitária;
D) Sistema de vigilância nutricional;
E) Segurança alimentar e nutricional (SAN).

3 – Os Conselhos de Saúde devem ter representação do segmento dos usuários, conforme estabelece a Lei 8.142/1990. Assinale opção que contém a proporção exigida pela referida lei:

A) Representação inferior em relação ao conjunto dos demais segmentos;
B) Representação majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos;
C) Representação paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos;
D) Representação totalitária em relação ao conjunto dos demais segmentos;
E) Representação acordada em relação ao conjunto dos demais segmentos.

4 – Para a melhor segurança da equipe de trabalho, os instrumentais utilizados em atendimento clínico devem receber como primeiro tratamento após o uso:

A) A desinfecção com álcool 90º;
B) Devem ser autoclavados;
C) Devem ser desinfetados em cuba com glutaraldeído a 2%;
D) Devem ser levados à estufa;
E) Devem ser deixados cuba com água destilada.

5 – O flúor é considerado um dos principais fatores da diminuição da prevalência de cárie no mundo. Sobre a fluorose dentária, assinale a alternativa incorreta:

A) O dente fluorótico é menos suscetível à cárie do que o dente normal, pois a fluorapatita e a apatita fluoretada fazem com que o processo de desmineralização seja dificultado;
B) Várias doses de flúor acima do limite tolerado, por longos períodos, causam a intoxicação crônica por flúor ou fluorose dentária;
C) A fluorose é mais comum na dentição permanente e ocorre geralmente de forma simétrica em ambos os lados da arcada dentária;
D) A intensidade da fluorose dentária independe da dose de flúor e, nos casos graves, são necessárias restaurações estéticas;
E) Na fluorose dentária, ocorre um aumento da porosidade da superfície do esmalte que, por refração da luz, apresenta-se opaco.

6 – Marque a opção que se refere ao músculo envolvido no processo mastigatório que se situa bilateralmente nas laterais do crânio e se insere no processo coronoide da mandíbula:

A) Pterigídeo lateral;
B) Digástrico;
C) Masseter;
D) Bucinador;
E) Temporal.

Gabarito

Veja abaixo qual é a resposta certa de cada questão:

1 – D;
2 – A;
3 – C;
4 – C;
5 – D;
6 – D.

E aí, foi bem? Se o seu resultado não foi como o esperado, que tal dar uma olhada no nosso post com dicas para o ASB estudar para concurso público do zero? Bons estudos!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​