Seja bem vindo ao nosso Blog!

Estudos para concurso: 5 dicas para o ASB começar os seus

Passar em um concurso público é o sonho e o objetivo de muita gente, especialmente depois da crise econômica que assolou o Brasil. Isso porque um cargo público pode trazer estabilidade profissional e um salário melhor. Neste post, trazemos cinco dicas de como o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode começar os estudos para concurso.

‘Bora’ ser aprovado?

5 dicas para começar os estudos para concurso

  • Não espere o edital sair

A primeira recomendação que a gente faz é: não aguarde o edital ser publicado para dar início aos seus estudos. O tempo entre a publicação dele e a prova, geralmente, é curto e há muito conteúdo para ser visto. Aproveite esse período para estudar – é o que muitos candidatos estão fazendo!

Busque a sua preparação e esteja pronto quando a oportunidade aparecer.

  • Encontre as ferramentas de estudo ideais

Se você achar necessário, procure um curso preparatório que se encaixe no seu perfil. Em um presencial, você pode ter mais apoio, afinal, encontra pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu. Por outro lado, as aulas pela internet economizam o tempo de deslocamento e funcionam para os que têm horários complicados por causa do trabalho.

Outra dica é investir em materiais de consulta. Hoje, existem muitos livros específicos para processos seletivos. Eles são mais indicados do que os usados na faculdade ou no curso profissionalizante porque explicam a matéria de forma objetiva e conforme o que costuma ser cobrado nas provas.

Opte pelos materiais de consulta que trazem exercícios didáticos – eles ajudam muito na hora de estudar.

Outra ferramenta para os estudos para concurso são os arquivos em PDF, que podem, inclusive, ser lidos no celular!

  • Organize a sua rotina de vida e de estudo

A organização da sua rotina é fundamental nos estudos para concurso. A nossa sugestão é montar um quadro de horários: comece pelas matérias básicas da área que você escolheu e estude todas, alternadamente, deixando um tempinho para cada uma a cada uma ou duas semanas.

Organizando-se assim, você pode até participar de vários processos seletivos ao invés de um só.

  • Seja resistente

É difícil passar em um concurso público de primeira.

Alcançar grandes objetivos na nossa vida – e conquistar um cargo público é um deles – pode levar anos. Uma hora ou outra, há dificuldades que aparecem no caminho, como falta de tempo e de dinheiro, cobranças, cansaço, medo… Acredite, todo candidato passa por isso!

Então, procure ser resistente. Busque soluções para enfrentar os obstáculos e continue firme nos estudos! E, em caso de reprovação, não se esqueça de fazer as correções necessárias na sua preparação ou na sua forma de fazer as provas.

  • Não espere a aprovação para ser feliz

Tem gente que pensa que só vai encontrar a felicidade quando for aprovado. Não pode! É fundamental saber ser feliz durante todo o percurso. Isso é um combustível muito eficiente para seguir em frente e encarar melhor o que está por vir.

Gostou das nossas dicas de como o ASB pode começar os estudos para concurso? Conte para a gente nos comentários se você tem alguma outra sugestão de como otimizar os estudos para um processo seletivo! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​