Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual a importância do instrumentador em uma cirurgia odontológica?

A importância do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO) tem ligação direta com uma cirurgia odontológica mais segura – tanto para a equipe do consultório, quanto para o paciente.

No post desta segunda-feira, nós listamos as tarefas desse profissional antes, durante e depois de uma intervenção cirúrgica. Elas provam o quanto o trabalho do ICO pode fazer a diferença!

As responsabilidades X importância do instrumentador

Antes do procedimento cirúrgico, o instrumentador checa se ele e a equipe estão paramentados corretamente. Os profissionais devem vestir avental, luvas, gorro e óculos – os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A uniformização é para evitar a contaminação cruzada. Aqui no blog, nós já vimos que, sem os cuidados necessários, dá para contrair desde gripe até HIV dentro de um consultório odontológico.

Depois de saber qual é a próxima operação, o instrumentador separa os materiais que devem ser colocados na mesa cirúrgica. Nesse momento, ele avalia tudo o que pode acontecer para não deixar nada faltar nas mãos do cirurgião-dentista.

Já pensou acontecer um imprevisto na cirurgia e o material não ser achado rapidamente? Para evitar problemas assim, o Instrumentador Cirúrgico em Odontologia fica atento à cirurgia e acompanha todos os passos para evitar contratempos!

A importância do instrumentador também está na esterilização do que ficou sob a bandeja durante o procedimento cirúrgico – independentemente de ter sido utilizado ou não. Isso porque a responsabilidade do ICO, de novo, pode evitar infecções de pacientes e de profissionais.

Agora que você já conhece a importância do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia, que tal investir na especialização que nós oferecemos? Essa formação pode garantir um dinheirinho extra para quem trabalha na saúde. Também é uma oportunidade de crescimento na carreira!

Para saber mais sobre o curso e a profissão, não deixe de acessar o nosso blog ou entrar em contato conosco pelo telefone. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​