Seja bem vindo ao nosso Blog!

Alinhadores estéticos: tudo o que você precisa saber sobre essa moda na Ortodontia

Se você sonha em ter um os dentes alinhados, mas desiste só de pensar no sorriso metálico, saiba que os tempos mudaram. A Odontologia evoluiu e muito nos últimos anos. Já ouviu falar em alinhadores estéticos, a última moda quando se fala em tratamento ortodôntico?

Vantagens dos alinhadores estéticos

Os alinhadores estéticos – placas transparentes e removíveis – promovem conforto por conta da sua superfície lisa. Ou seja: nada de fios ou metais que machucam a boca.

Eles são práticos porque você pode removê-los para comer e na hora da higiene bucal. Não existe malabarismo para passar o fio dental. A estética também não deixa a desejar porque o uso é praticamente imperceptível.

E, agora, uma das melhores vantagens do método: se o paciente colaborar, o tempo de tratamento pode diminuir. Já pensou que maravilha?

Quem pode usar

Os alinhadores estéticos podem ser usados até mesmo por crianças que têm a dentição mista – dentes de leite e permanentes. Na verdade, não existem contraindicações, apenas limitações.

Há pacientes, por exemplo, com irregularidades dentárias que impedem o encaixe da mordida. Isso acaba causando um pouco de dificuldade durante o tratamento. Esse problema, porém, pode ser resolvido com a combinação entre o alinhador estético e aparelhos ortodônticos convencionais.

Como funciona o tratamento

O planejamento e a confecção das placas são feitos depois da primeira consulta com o dentista. O profissional fotografa e molda os dentes do paciente. Depois, é realizado o escaneamento que permite produzir os alinhadores estéticos sob medida.

O tempo de uso das placas por dia varia. Geralmente, a recomendação é a de 20 horas diárias. Vale lembrar que quanto mais tempo o paciente passar usando, menor é o tempo de tratamento. Os resultados podem começar a aparecer entre seis meses e um ano de uso.

Cuidados

Os bons resultados também dependem dos cuidados com os alinhadores estéticos. Eles devem ser trocados a cada duas semanas pelo dentista.

É importante, ainda, manter as placas e os dentes limpos, principalmente sem restos de alimentos. Se você for retirá-las para comer, outra dica: guarde-as em um local adequado para evitar contaminações e perdas.

Ficou interessado? Então, não deixe de marcar uma consulta com o seu dentista para discutir o preço e outros detalhes do tratamento! Para mais posts sobre saúde bucal e tratamentos ortodônticos, acesse o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​