Seja bem vindo ao nosso Blog!

Herpes labial: como identificar, tratar e evitar a doença

O herpes labial é causado por um vírus. É uma doença contagiosa, que não tem cura e pode causar muito incômodo. No post desta sexta-feira, a gente fala um pouco mais sobre ela aqui no blog: quais os sinais, o tratamento e, ainda, as formas de prevenção.

Herpes labial: tudo o que você precisa saber

Ardência nos lábios ou próximo a eles; surgimento de pequenas e doloridas bolhas; e formação de casquinhas. Se você conhece bem essa sequência de sintomas, é porque já teve herpes labial.

Como nós já vimos, essa doença é causada por um vírus. Uma vez contraído, ele fica dormente e é “reativado” quando a imunidade do corpo está mais baixa. Pode ser por causa de uma gripe, por exemplo. O excesso de sol e o estresse também são fatores desencadeantes.

Para evitar as crises, procure, principalmente, cuidar do seu corpo e da sua mente. Use filtro solar – inclusive nos lábios – e consuma menos alimentos industrializados. Eles também favorecem o reaparecimento do vírus.

Seja consciente e tome cuidados para que o vírus não se espalhe por aí. O herpes labial pode ser transmitido pelo contato dos lábios. Por isso, evite beijar e usar copos e talheres de outras pessoas, especialmente quando as lesões nos lábios estiverem mais aparentes.

Para tratar a doença, é preciso um medicamento específico, que pode ser de uso oral ou tópico e usado logo que o primeiro sintoma aparecer. Por isso, passar bicarbonato de sódio ou outro produto caseiro não adianta. Fazer isso, além de não resolver o problema, pode irritar a região ou espalhar o vírus. Procure o seu dentista!

Também não deixe de caprichar na higiene bucal. Quer saber mais dicas para cuidar da saúde da sua boca? Então, acesse o nosso blog e confira os nossos posts sobre o assunto. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​