Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB, você sabe controlar o estoque do consultório direito?

Controlar o estoque do consultório odontológico faz parte da rotina do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Mantê-lo em ordem pode evitar uma série de problemas. Já pensou que situação se o dentista descobre que não tem mais anestésico bem na hora de extrair o dente do paciente?

O monitoramento do estoque também é importante para as finanças. Isso porque evita as compras de última hora, que costumam sair bem mais caras já que não dá tempo de fazer uma boa pesquisa de preço. Mas você, que é auxiliar de dentista, sabe como fazer esse controle?

Se a reposta é “não”, continue lendo este post para aprender dicas muito úteis para realizar essa tarefa com mais eficiência!

5 dicas para controlar o estoque do consultório

A primeira recomendação é ficar atento ao vencimento dos produtos. Os que têm prazo de validade maior podem ser armazenados por anos; já os que vencem mais facilmente precisam ser usados e repostos o quanto antes.

Falando em armazenamento, o Auxiliar em Saúde Bucal deve ter noção do espaço físico reservado para a estocagem dos materiais. Se é pequeno, não faz sentido comprar uma grande quantidade de gaze se não há lugar para estocá-la, não é?

Outra dica para o controlar o estoque do consultório é fazer a previsão de atendimento – faça uma lista do que deve ser usado em um certo período de tempo. 

Não tem ideia da quantidade que deve ser usada de cada coisa nesse tempo todo? Simples: faça uma comparação com o mesmo período do ano interior. Assim, é possível ter uma base. Leve sempre em consideração a atual do seu local de trabalho, especialmente se o número de pacientes mudou.

Agora, basta definir de quanto em quanto tempo fazer as compras. Se a previsão for anual, o ideal é comprar, por exemplo, de três em três meses. Isso é importante para manter um estoque mínimo.

Por fim, mas não menos importante: nunca se esqueça de levar em conta o tempo de entrega do pedido. Sempre peça com antecedência!

Mais no Blog Curso ASB

Quer mais dicas para a sua rotina de trabalho como ASB? Então, acesse o nosso blog. Tem posts novos toda segunda-feira sobre o assunto. Se você tem mais dicas sobre como controlar o estoque do consultório, nos conte nos comentários. Até mais!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​