Seja bem vindo ao nosso Blog!

O ASB e a organização do estoque

A rotina do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) no consultório odontológico deve incluir a frequente organização do estoque. Mas, atenção, não basta mantê-lo organizado! É preciso também fazer um controle eficiente dele: saber qual material precisa ou não de reposição.

Assim, é possível evitar qualquer tipo de inconveniente durante um atendimento. Já pensou se, minutos antes de extrair o dente do paciente, o dentista nota que o anestésico acabou?!

E não é apenas sobre constrangimento na hora da consulta. A organização do estoque ainda evita que materiais sejam desperdiçados. Em épocas de crise, por exemplo, evitar desperdícios pode fazer uma baita diferença no orçamento no fim do mês.

Dicas práticas

Veja abaixo as dicas práticas que separamos para a organização do estoque:

– Para fazer o controle de materiais, anote a quantidade dos produtos, as datas de validade, a média de uso diário e outras informações relevantes.

– Não espere o material chegar ao fim para fazer uma nova compra! Aquisições de última hora podem sair mais caras e ainda existe o risco de não encontrar rapidamente o que está sendo procurado.

– No estoque, faça a organização de acordo com o vencimento. Assim, é possível aproveitar antes o que vence antes.

– Outra dica é registrar a entrada, a saída e a eventual perda de um material. Marque a data, o horário e quem fez a retirada do produto. Com essas notas, dá para saber qual o tempo de esgotamento de cada item e, assim, programar as próximas compras.

– É importante estocar um item com uma boa margem de segurança, mas sem exageros, viu?! Além da chance de vencer, o material também pode ser perdido mesmo dentro do prazo de validade. E se uma versão dele mais moderna for lançada? O que fazer, então, com tanto material defasado em estoque?

– A periodicidade da organização do estoque varia de consultório para consultório. Cada clínica tem uma rotina própria. Por isso, a frequência deve ser estabelecida conforme cada realidade.

O que achou das sugestões? A organização do estoque significa economia de tempo no consultório odontológico. Veja no nosso blog mais dicas de como o ASB pode otimizar o seu dia.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​